A Polónia ocupada
Após a invasão da Polónia pelas tropas nazis e soviéticas em Setembro do ano anterior e das sucessivas declarações de guerra subsequentes, não se podia esperar outra coisa que não fosse o alargamento e agravamento trágico - para níveis, outra vez completamente insuspeitados - do conflito.
Neste mês de Janeiro cresciam pois os preparativos: mobilização geral na Grã-Bretanha e França; incremento dos níveis de produção de armamento na Alemanha; temor justificado nos Países Baixos e nos nórdicos. Na Finlândia a guerra de inverno aberta em Novembro pelos soviéticos decorria e custava a estes muito caro em vidas humanas, face à resitência fantástica dos combatentes finlandeses, que, só em Março, conseguiriam a paz, com perdas territoriais mínimas.
A resistência finlandesa
Porque terminámos o estudo dessa guerra, tão determinante para a construção da Europa e do mundo em que vivemos hoje, vamos relembrá-la num conjunto de 6 posts, tantos quantos os anos em que decorreu e se alastrou pelo mundo, com as mais iníquas e trágicas consequências.
FM
Sem comentários:
Enviar um comentário