domingo, 31 de janeiro de 2010

O 31 de Janeiro e as Comemorações dos 100 anos da República


Era obrigatória a escolha deste dia para o início oficial das Comemorações do 1º Centenário da República Portuguesa: em 31 de Janeiro de 1891 - tal como hoje, merecidamente - esteve o Porto de protagonismo em punho: lá rebentou a primeira tentativa séria de derrube da República!
http://bibjcortesao.blogspot.com/2010/01/porto-da-liberdade-comemoracoes-do.html



Sabemos que correu mal, mas muito do que foi essa esperança adiada alimentou o desejo de ver mesmo cair a velha, muito decrépita e desacreditada monarquia.

http://www.primeirarepublica.org/portal/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=7&Itemid=12

100 anos depois começam as Comemorações. São necessárias e o ideal era que pudessem ser úteis, contribuindo para trazer algum alento a valores políticos que também já viveram melhores dias.

http://www.centenariorepublica.pt/

Para alguns de vós, jovens, que se envolveram no projecto (um dos muitos das Comemorações afinal...) "Parlamento dos Jovens", a questão tem de se colocar ainda mais do que para muitos de nós das gerações anteriores: afinal que superioridade moral é a da República? Queremos-devemos continuar a viver num regime republicano? Só um dos muitos que dirá um "sim, claro!", sem qualquer hesitação, mas a questão tem que fazer sentido para as gerações de hoje, que vêem desenhar-se no horizonte novos valores e dúvidas: viver em República porquê? E os que têm a responsabilidade de dirigir o país nos mais diversos níveis têm que saber dar clara e inequívocamente as respostas.

Vamos divulgar algumas das iniciativas que vão surgir pelo país e pela nossa região ao longo do ano? Conto com as vossas intervenções! E, porque não?, começar, precisamente, pelo "Parlamento dos Jovens"? Quem pega? (temos fotografias, não esqueçam...)

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário