domingo, 24 de janeiro de 2010

Cinema em Portugal – “ A Canção de Lisboa “ (1933)

Sendo a primeira metade do século XX uma época em que se verifica uma grande expansão do cinema, Portugal não fica imune a este crescimento e este filme é um bom exemplo disso.

A Canção de Lisboa foi o primeiro filme sonoro feito em Portugal. Realizado em 1933 por José Cottinelli Telmo, que curiosamente não era cineasta mas sim um conhecido arquitecto, este filme inaugura o género cinematográfico A Comédia Portuguesa.
Este foi um filme que teve bastante sucesso, não só a nível nacional, mas também relativamente aos territórios de Ultramar e Brasil devido, principalmente, ao forte carácter tipicamente nacional das personagens. Neste filme participaram grandes nomes do cinema português, ainda hoje bastante conhecidos e queridos dos portugueses, como é o exemplo de Vasco Santana, Beatriz Costa e António Maria da Silva, personagens principais deste enredo. Também deve ser destacado o nome de Manoel Oliveira que participou neste filme, tendo um papel secundário.


Vasco Santana e Beatriz Costa encarnando as suas personagens


Para além de contar com grandes actores portugueses, a produção deste filme também contou com o apoio de Almada Negreiros, um multifacetado artista português que concebeu alguns cartazes publicitários ao filme.


Um dos cartazes publicitários ao filme

Enredo de "A Canção de Lisboa":

Vasco Leitão, personagem encarnada por Vasco Santana, é um jovem estudante na Faculdade de Medicina de Lisboa mas que prefere levar uma vida boémia - indo a arraiais, cantando fado e, principalmente, conquistando mulheres - do que dedicar-se aos estudos. Contudo, mente às suas tias, que vivem em Trás-os-Montes e nunca visitaram Vasco, com o objectivo de que elas pensem que Vasco é um aluno cumpridor e dedicado. Namora com Alice, personagem encarnada por Beatriz Costa, para grande descontentamento do pai, o Alfaiate Caetano, personagem interpretada por António Maria da Silva. A situação de Vasco complica-se quando chumba no exame de Medicina e, no mesmo dia, recebe a notícia de que as suas tias o visitarão em breve. Ao longo de todo o filme, Vasco viverá engraçadas peripécias e enfrentará grandes azares de que, certamente, os espectadores gostarão pelo lado cómico da situação.



Cena do filme protagonizada pelos actores Vasco Santana e Beatriz Costa
Bem mais tarde, em 2005, Filipe lá Féria, um conhecido encenador português, adapta este filme para uma peça de teatro musical. Com o mesmo nome do filme, este musical pretende constituir-se como uma homenagem a Lisboa e à Comédia Portuguesa.



Cartaz publicitário ao musical "A Canção de Lisboa" de Filipe Lá Féria

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Can%C3%A7%C3%A3o_de_Lisboa
http://www.citi.pt/cultura/teatro/artistas/beatriz_costa/cancao_lisboa.html
http://www.youtube.com/watch?v=avcYEZGHp54


Carolina

2 comentários:

  1. o Manoel Oliveira é o Carlos amigo do Vasco no filme, para quem não sabe

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. Já não tinha isso presente (o personagem do M. Oliveira) - já há uns anos que não revejo o filme na íntegra. Boa ideia a do post! Muito bom! FM

    ResponderEliminar