quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (6) - 1944

O ano de 1944, é caracterizado pelas e vitórias e avanços aos alemães do lado leste pelos soviéticos e a oeste pelos Aliados.

A 16 de Janeiro, Eisenhower é nomeado Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa, possibilitando assim, devido aos seus esforços diplomáticos, o desembarque aliado na Normandia (Dia D).

O dia 6 de Junho, marca o início das conquistas aliadas a oeste. É o dia do desembarque na Normandia (Dia D), sendo o início da batalha da Normandia.


A 13 de Junho, as primeiras bombas V-1 (primeiro míssil guiado usado em guerra) explodem em Inglaterra.


A 20 de Julho, Adolf Hitler sofre um atentado. Uma bomba é colocada debaixo da sua mesa por um general alemão descontente com a guerra. Hitler saiu ileso e devido a isso pensa que o destino dele é ganhar a guerra.

A 25 de Agosto, Paris é libertada pelas forças Aliadas.

No dia 23 de Outubro, dá-se a batalha do Golfo de Leyte, a maior batalha naval da História. O poderio aéreo e naval do Japão é dizimado pela Marinha Americana.


A 4 de Novembro as forças do eixo rendem-se aos Aliados, na Grécia.

E a 16 de Dezembro, Hitler dá o seu último passo e dá a ordem para que os alemães lancem a última ofensiva nas Ardenas. Inicia-se assim a Batalha das Ardenas.

Fonte: Wikipédia

Gonçalo

1 comentário:

  1. Feita uma leitura e alguma interpretação dos factos, com eficácia e bom uso das fotos. Apanhado muito do essencial. FM

    ResponderEliminar