1945 é o ano que marca o fim da guerra e a vitória dos aliados.
A 1 de Janeiro os Alemães retiram-se de Ardenas, na Bélgica e Luxemburgo. A Batalha de Ardenas foi uma das mais importantes da 2ª Guerra Mundial que, com a derrota do exército Alemão, contribuiu para o acelarar do fim da Guerra.
A 12 de Abril o Presidente norte-americano, Franklin Roosevelt morre e é sucedido por Harry Truman.
A 20 de Abril Nuremberga (foto à direita) é capturada pelos Aliados. Nuremberga é a segunda cidade alemã que mais sofreu com os bombardeamentos durante a guerra. No final desta, de 1945 a 1949, realizaram-se os Julgamentos de Nuremberga onde oficiais nazis foram condenados por crimes contra a humanidade.
Ainda em Abril, no dia 23 os Soviéticos entram em Berlim e inicia-se a Batalha de Berlim (foto à esqueda) que durou até à rendição alemã, inícios de Maio.
A 28 de Abril, Mussolini, ao tentar fugir para a Suíça, foi capturado e executado por guerrilheiros italianos que penduraram o seu corpo de cabeça para baixo em Milão.
A 30 de Abril Adolf Hitler, ao ver que tinha perdido a guerra, suicida-se juntamente com a sua mulher Eva Brown. Karl Donitz sucede-lhe no cargo.
corpo de Mussolini pendurado
Durantes os primeiros dias de Maio a Alemanha rende-se, primeiro na Itália (dia 2) e seguidamente nos Países Baixos e Dinamarca (dia 4). No dia 7 a Alemanha rende-se incondicionalmente às forças aliadas e russas.
No dia 9 de Maio o Exército Vermelho ocupa Praga.
A 6 de Agosto é lançada a primeira bomba atómica sobre Hiroxima. A bomba foi lançada pela Força aérea Norte-Americana, destruiu a cidade japonesa e provocou cerca de 80000 mortos. (foto)
Bomba atómica de Hiroxima
A 8 de Agosto a União Soviética declara guerra ao Japão e no dia seguinte, a 9 de Agosto outra bomba atómica é lançada, desta vez sobre Nagasáqui, provocando 39000 mortos e a destruição da cidade.
No dia 14 o Japão rende-se incondicionalmente.
Por último, a 7 de Setembro após seis violentos anos, a guerra chega ao fim com a rendição dos últimos bolsões na China, Birmânia e Hong Kong.
Foi um longo e violento conflito que causou mais de 50 milhões de mortos incluíndo as vítimas do Holocausto e das bombas atómicas.
Fontes:
Wikipédia
Diciopédia
Marta
Não pude deixar de reparar num erro :S É que Hitler suicidou-se a 30 de Abril, não a 20
ResponderEliminarGonçalo
ah pois...supostamente também deveria ter escrito 30 :S
ResponderEliminarObrigado :)
Marta
Feita uma leitura e interpretação dos factos, com eficácia e bom uso das fotos. Apanhado muito do essencial. FM
ResponderEliminarHitler suicidou-se????sera???????????
ResponderEliminar