sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fundação dos sobreviventes na História Visual do Shoah

O que é o Shoah?

Shoah é um termo hebraico que significa calamidade ou catástrofe. É cada vez mais utilizado por Cristãos e Judeus, uma vez que estes últimos acham ofensivo utilizar o termo Holocausto, que tem origem nos sacrificios religiosos da Antiguidade onde plantas e animais eram queimados e oferecidos a Deuses.

Fundação Shoah

Foi criada pelo realizador Steven Spielberg, em 1994, com o objectivo de recolher e preservar vídeos de testemunhas sobreviventes ao Holocausto.

Actualmente a fundação tem cerca de 52 mil vídeos em 32 idiomas representando 56 países. É o maior arquivo de vídeos do mundo.

Contudo, estes vídeos também contêm o testemunho de sobreviventes de outros genocídios como é o caso no Camboja e em Ruanda.
Campo de concentração em Ruanda
A Fundação utiliza os vídeos como instrumento educacional, de forma a consciencializar e a alertar os jovens para «o perigo de formar um estereótipo, o perigo da descriminação, o perigo do ódio racial e religioso e da ira vingativa» (Steven Spielberg).
                                imagens do Holocausto durante a 2º Guerra Mundial
No fundo, a Fundação Shoah pretende construir um mundo em que a raça e a religião não gerem mais sofrimento.

Caso estejam interessados em saber mais sobre a Fundação Shoah visitem o site oficial da Fundação, onde estão disponíveis alguns vídeos de testemunhos:

Fontes:
Diciopédia
Filme: A Lista de Schindler, de Steven Spielberg

Marta

2 comentários:

  1. Muito bem Marta. Apreciei a tua resposta pronta ao pedido de disponibilizares o que foi um teu trabalho de pesquisa e síntese. FM

    ResponderEliminar
  2. excelente filme (A Lista de Schinder) Parabéns a Spieberg Paulo

    ResponderEliminar