sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1939 (1)



A segunda guerra mundial inicia-se em Setembro de 1939 com a invasão da Polónia através de um ataque maciço da Luftwaffe (aviação alemã) em vários alvos, logo após o ataque o Reino Unido e a França ordenam uma retirada imediata da Alemanha. Começam os primeiros conselhos políticos e diplomáticos pelos responsáveis do ataque na Polónia, como a Alemanha não obedeceu as cláusulas que lhe tinham sido impostas pelo tratado de Versalhes no final da primeira guerra mundial, o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram-lhe guerra, a França junta-se a eles, aliança onde mais tarde unir-se-á também o Canadá. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em acção. De seguida temos as operações Aliadas no ar da Europa, com o ataque da Força Aérea sobre navios alemães. Os EUA declaram neutralidade, que mais tarde será renegada. Ao mesmo tempo que algumas patrulhas francesas entram na Alemanha, Adolf Hitler desloca gigantescos canhões da frente oeste, por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia. A capital da Polónia, Varsóvia rende-se aos alemães.


No mês seguinte a Finlândia começa a mobilização armada, aquando, na mesma semana, Hitler ordena uma preparação para a invasão da Bélgica, França, Luxemburgo e Holanda. Tudo se vai desenrolando muito rápido, daí o facto de esta guerra ter sido apelidada de guerra relâmpago, o primeiro gueto judeu é estabelecido em Lublin, Polónia.

Já em Novembro uma tentativa de assassinato a Hitler, falha. A Alemanha indica Hans Frank como governante geral da Polónia e lá inicia o seu plano de extermínio dos judeus. Ainda no mesmo mês a União Soviética ataca a Finlândia iniciando a Guerra de Inverno. Para terminar os acontecimentos do primeiro ano de guerra e no último mês desse ano a Itália declara neutralidade.


Manel


Fonte: Wikipedia

1 comentário:

  1. Feita uma leitura dos factos, com colagens bem feitas eficácia e uso das fotos pouco enriquecedor. Apanhado muito do essencial. FM

    ResponderEliminar