quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1945 (7)


1945 é o ano que marca o fim da guerra e a vitória dos aliados.

A 1 de Janeiro os Alemães retiram-se de Ardenas, na Bélgica e Luxemburgo. A Batalha de Ardenas foi uma das mais importantes da 2ª Guerra Mundial que, com a derrota do exército Alemão, contribuiu para o acelarar do fim da Guerra.

A 12 de Abril o Presidente norte-americano, Franklin Roosevelt morre e é sucedido por Harry Truman.
A 20 de Abril Nuremberga (foto à direita) é capturada pelos Aliados. Nuremberga é a segunda cidade alemã que mais sofreu com os bombardeamentos durante a guerra. No final desta, de 1945 a 1949, realizaram-se os Julgamentos de Nuremberga onde oficiais nazis foram condenados por crimes contra a humanidade.


Ainda em Abril, no dia 23 os Soviéticos entram em Berlim e inicia-se a Batalha de Berlim (foto à esqueda) que durou até à rendição alemã, inícios de Maio.

A 28 de Abril, Mussolini,  ao tentar fugir para a Suíça, foi capturado e executado por guerrilheiros italianos que penduraram o seu corpo de cabeça para baixo em Milão.

A 30 de Abril Adolf Hitler, ao ver que tinha perdido a guerra, suicida-se juntamente com a sua mulher Eva Brown. Karl Donitz sucede-lhe no cargo.


corpo de Mussolini pendurado


Durantes os primeiros dias de Maio a Alemanha rende-se, primeiro na Itália (dia 2) e seguidamente nos Países Baixos e Dinamarca (dia 4). No dia 7 a Alemanha rende-se incondicionalmente às forças aliadas e russas.
No dia 9 de Maio o Exército Vermelho ocupa Praga.

A 6 de Agosto é lançada a primeira bomba atómica sobre Hiroxima. A bomba foi lançada pela Força aérea Norte-Americana, destruiu a cidade japonesa e provocou cerca de 80000 mortos. (foto)

Bomba atómica de Hiroxima

A 8 de Agosto a União Soviética declara guerra ao Japão e no dia seguinte, a 9 de Agosto outra bomba atómica é lançada, desta vez sobre Nagasáqui, provocando 39000 mortos e a destruição da cidade.
No dia 14 o Japão rende-se incondicionalmente.

Por último, a 7 de Setembro após seis violentos anos, a guerra chega ao fim com a rendição dos últimos bolsões na China, Birmânia e Hong Kong.

Foi um longo e violento conflito que causou mais de 50 milhões de mortos incluíndo as vítimas do Holocausto e das bombas atómicas.

Fontes:
Wikipédia
Diciopédia

Marta

4 comentários:

  1. Não pude deixar de reparar num erro :S É que Hitler suicidou-se a 30 de Abril, não a 20

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. ah pois...supostamente também deveria ter escrito 30 :S
    Obrigado :)
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Feita uma leitura e interpretação dos factos, com eficácia e bom uso das fotos. Apanhado muito do essencial. FM

    ResponderEliminar
  4. Hitler suicidou-se????sera???????????

    ResponderEliminar