terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Thomas Jefferson (1743 - 1826)

Relacionado com a matéria que demos à bem pouco tempo aqui está uma pequena biografia de Thomas Jefferson.

Thomas Jefferson nasceu na Virgínia a 13 de Abril de 1743. Foi um advogado e político estadunidense, terceiro presidente dos Estados Unidos da América (de 1801 a 1809). Além de ter sido um homem do Estado, foi também um filósofo político, um revolucionário, autor e um espírito elucidativo do Iluminismo.

Ele frequentou o College of William & Mary, tendo depois tentado instituir aí reformas, antes de finalmente vir a fundar a sua própria visão de ensino superior com a Universidade de Virgínia.
Foi o principal autor da Declaração da Independência Americana, e uma fonte de muitas outras contribuições para a cultura americana.






Os interesses de Jefferson incluem a arqueologia, uma disciplina que estava então na sua infância. Ele foi por vezes chamado de "pai da arqueologia", em reconhecimento pelo seu papel no desenvolvimento de técnicas de escavação. Quando explorava um túmulo índio na sua propriedade na Virginia em 1748, Jefferson evitou a prática comum de cavar de cima para baixo até que algo aparecesse. Em vez disso, ele cortou uma cunha do túmulo por forma a que se pudesse caminhar para dentro, observar as camadas de ocupação e tirar conclusões delas.
Jefferson era também um ávido apreciador de vinho e um gastrónomo. Embaixador na França (1784-1789), envolveu-se entusiasticamente nos primeiros acontecimento da Revolução Francesa para os quais ainda não se conhece ao certo a real dimensão da sua intervenção, embora seja evidente. Realizou inúmeras reuniões políticas na sua casa, trocou numerosa correspondência com vários dos protagonistas políticos e inclusive, elaborou projectos de propostas políticas, como seja a de uma «Declaração dos direitos do cidadão». Fez longas viagens pela França e outras regiões vinícolas européias, e enviava os melhores vinhos para a Casa Branca. É conhecido pela sua arrojada declaração: "Nós poderíamos, nos Estados Unidos, produzir variedades de vinho tão boas como aquelas feitas na Europa, não exactamente dos mesmos tipos, mas sem dúvida da mesma qualidade”





















Estátua de Thomas Jefferson numa escola em Virgínia, sua cidade natal

A visão de Jefferson para os Estados Unidos era a de uma nação agrícola de pequenos proprietários lavradores, em contraste com a alternativa proposta por Alexander Hamilton, que desejava uma nação de comércio e da manufactura. Jefferson era um grande crente na singularidade e do enorme potencial dos Estados Unidos da América, sendo frequentemente citado como um precursor do excepcionalismo americano.
Em Março de 1775, é eleito para o 2.º Congresso Continental, em substituição do tio, Payton Randolph, antigo presidente da assembleia, eleito presidente da Assembleia da Virgínia.
Quando chega a Filadélfia, em Junho os combates entre colonos e tropas britânicas generalizaram-se, e George Washington já tinha sido nomeado comandante das forças militares conjuntas das colónias. Escreve, com John Dickinson, Declaração sobre as Causas e Necessidade de Tomar Armas. Em 11 de Junho de 1776, é eleito para a comissão de cinco pessoas encarregues pelo Congresso Continental de preparar uma declaração de independência, que inclui duas personagens com mais peso político que ele - Benjamin Franklin e John Adams. Mas é Jefferson que, tendo já segundo Adams uma reputação de «homem de literatura e ciência, com talento para a composição» e «peculiar facilidade de expressão», será o redactor da Declaração. Após a apresentação de um primeiro esboço, que só será alvo de pequenos cortes, apresentará um novo que foi aprovado pela comissão e entregue ao Congresso. A assembleia debaterá o texto durante 3 dias, fazendo algumas modificações, sobretudo na listagem dos agravos contra o governo do rei Jorge III da Grã-Bretanha.





Os fundamentos do pensamento de Jefferson estavam bem definidos em 1776. O mais importante era o racionalismo científico do Iluminismo europeu. Bacon, Newton e Locke eram a sua trindade de heróis. Tinha evoluído do racionalismo inglês e escocês para o da Europa continental, "abraçando" Montesquieu, Voltaire, Diderot, Holbach e Beccaria, entre outros, o que o aparentava a um filósofo quando esteve em Paris. Para Jefferson, a missão da filosofia já não era reflectir sobre o mundo, mas transformá-lo. O Iluminismo fazia com que Jefferson defendesse o progresso ilimitado do espírito humano e a moralidade intrínseca a todos os homens, professando um deísmo, que não era mais do que uma religião natural.




















Imagem de Thomas Jefferson gravada numa moeda americana

"Cuidar da vida humana e da felicidade, e não de sua destruição, é o primeiro e único objetivo do bom governo."
"Se uma lei é injusta, o homem não somente tem o direito de desobedecê-la, ele tem a obrigação de fazê-lo."
"Eu temo pela humanidade quando penso que Deus é justo."
Thomas Jefferson

Fontes utilizadas:

http://pt.wikipedia.org/
http://pt.wikiquote.org/wiki/Thomas_Jefferson
http://arqnet.pt/


Carolina

2 comentários:

  1. é muito foda a historia desse tio foi o melhor site

    ResponderEliminar
  2. kade a separaçao do texto a bibliografia, introduçao, morte ,principais conquistas......q site e esse tive q retirar de outros pra complementar meu trabalho....aff´s..

    ResponderEliminar