quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

La Marseillaise - Hino Nacional da França


Em 1792, na sequência da declaração de guerra do Rei da Áustria, um oficial francês da divisão de Estrasburgo, Claude Joseph Rouget de Lisle compõe, na noite de 25 a 26 de Abril, com Dietrich, o prefeito da cidade, "Chant de guerre pour l'armée du Rhin".
A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército de Marselha, ficando conhecida como A Marselhesa. O seu sucesso é tal que a canção é declarada hino nacional, em 14 de Julho de 1795.

Napoleão Bonaparte baniu A Marselhesa durante o império, assim como Luís XVIII na segunda restauração, devido ao seu caráter revolucionário. A revolução de 1830 restabeleceu-lhe o estatuto de hino nacional, sendo inclusivamente reorquestrada por Hector Berlioz na década de 1830. Entretanto, Napoleão III tornaria a banir a canção até que, em 1879, com a instauração da III República, a canção foi definitivamente confirmada como o hino nacional francês.

Em setembro de 1944 uma circular do Ministério da Educação recomenda a cantar a Marselhesa nas escolas para "celebrar a nossa libertação e os nossos mártires", na França, claro.

O hino nacional é novamente reafirmado nas constituições de 1946 e 1958 (artigo 2).


A Marselhesa (com a letra em Francês e Inglês) - Youtube





Fontes:

Site da Presidência da República Francesa
Wikipédia

Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário