sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Jonh Locke, nasceu em Agosto de 1632 e morreu um ano depois do tratado de Methuen (1704) foi um filosofo inglês, ideológico do liberalismo e considerado um dos principais teóricos do contrato social. Estudou filosofia, medicina e ciências naturais em Oxford. Teve de fugir para a Holanda em 1683mas voltou para a Inglaterra quando Henrique ll foi expulso do governo e Guilherme do Orange subiu ao trono. Locke nunca casou nem teve filhos por isso dedicou toda a sua vida a filosofia, principalmente politica.


Criou uma teoria chamada «Tabula rasa» (em português folha em branco) que afirma que todos nascem sem saber nada (iguais) e aprendem pela experiência, tentativa e erro. A filosofia política de Locke centrou-se na noção de governo e no respeito ao direito natural do ser humano de vida, liberdade e propriedade. Influenciou assim as primeiras revoluções liberais: Revolução Inglesa Americana e inicio da francesa. Explicando o porque da revolução e ainda dando a ideia de uma nova forma de governo. O nome de Locke esta fortemente ligado a tolerância. Uma tolerância que os franceses aprendem a valorizar na década de 80 do século XVll. Como afirma Bernard Cottoret essa tolerância vem do noroeste da Europa, ou seja, Inglaterra e Holanda. Podemos assim perceber que esta tolerância não e só politica mas também religiosa e social.

Conclusão:

Locke viveu numa Europa absolutista na qual os cidadãos acreditavam que o poder vinha de Deus, ideia este que Locke tentou e conseguiu combater, explicou que o poder não vinha de Deus mas sim dos homens porque no fundo quem criou e organizou a sociedade foram eles.

Na idade média os homens viviam livres no «estado de natureza» (na qual os homens nascem livres e iguais, onde existem as «leis da natureza», o «poder familiar», um estado de paz, boa vontade, assistência e cooperação) e agora viviam numa sociedade organizada «estado de sociedade» (sociedade organizada que e necessária para defender pessoas e bens e onde são aplicadas sanções a quem viola os «direitos naturais»)

Locke criou a ideia de «pacto social» onde os cidadãos cederam um pouco da sua liberdade individual em troca de benefícios – protecção e segurança. Para a garantia do respeito pela vontade dos súbditos defende a ideia da separação de poderes – o poder legislativo (parlamento) o poder executivo (monarca governante) no qual acaba por incluir o poder federativo e o poder judicial.

Algumas citações de Locke:

"Não se revolta um povo inteiro senão quando a opressão é geral."

"Ler fornece conhecimento à mente. Pensar incorpora o que lemos".

"Uma coisa é demonstrar a um homem que ele está errado, outra é colocá-lo na posse da verdade."

"As acções dos homens são as melhores interpretações dos seus pensamentos".

Fontes: Livro de Historia B do 10º ano
Texto de apoio 6
Wikipedia
Wikiquote
MANEL

2 comentários:

  1. Já falámos sobre o post, mas quero dar os parabéns! Está óptimo: boa síntese, misturando a compreensão pessoal com as fontes, com bom uso de linguagem específica e boa capacidade de estruturação! Continua! FM

    ResponderEliminar
  2. uma ótima sintese tirei 10 meus parabéns !!! =)

    ResponderEliminar