quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cuidados paliativos

















Este post tem o objectivo de divulgar o site de uns alunos da nossa escola (Escola secundária com 3º CEB de Cristina Torres) e dar a conhecer algumas informações sobre cuidados paliativos.

Este é um projecto que eles têm estado a desenvolver para dar a conhecer às pessoas o que são cuidados paliativos e onde os podem receber e quem necessita deles.

Os cuidados paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva. O objectivo consiste em promover, tanto quanto possível e até ao fim, o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes.

Os cuidados paliativos destinam-se a doentes que, cumulativamente, não têm perspectiva de tratamento curativo, com doença que progride rapidamente e cuja expectativa de vida é limitada, o seu sofrimento é intenso e têm problemas e necessidades de difícil resolução que exigem apoio específico, organizado e interdisciplinar.














Dia Mundial de Cuidados Paliativos


Estes cuidados não são determinados pelo diagnóstico das doenças, mas pela situação e pelas necessidades do doente.
No entanto, doenças como o cancro, a sida e doenças neurológicas graves e rapidamente progressivas implicam frequentemente a necessidade de cuidados paliativos.

Os cuidados paliativos dirigem-se prioritariamente à fase final da vida, mas não se destinam, apenas, aos doentes agónicos. Muitos doentes necessitam de ser acompanhados durante semanas, meses ou, excepcionalmente, antes da morte.

As unidades de cuidados paliativos podem prestar cuidados em regime de internamento ou domiciliário e abrangem um leque variado de situações, idades e doenças.
Os cuidados paliativos proporcionam aos doentes que vão morrer a possibilidade de receberem cuidados num ambiente apropriado, que promova a protecção da dignidade do doente incurável na fase final da vida.

Algumas unidades de cuidados paliativos existentes no país:

Instituto Português do Cancro do Porto;
Serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra;
Equipa de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Odivelas;
Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital de São João do Porto.

Se quiserem esclarecer alguma dúvida ou obter mais informação sobre este assunto deixo aqui o site dos alunos que estão encarregues deste projecto:

http://cuidadospaliativos.pt.la/






Reportagem "Cuidados com Vida" realizada pela jornalista Alexandra Borges, onde entre testemunhos de profissionais de cuidados paliativos, se evidenciou o testemunho de Rita Leitão, transmitida a 6 de Outubro de 2007.




Fontes:
http://www.youtube.com/
http://www.portaldasaude.pt/portal
site dos alunos aqui em cima referido



Carolina

2 comentários:

  1. Achei o vídeo bastante interessante!
    M

    ResponderEliminar
  2. A Rita é uma das mulheres mais guerreiras que eu já vi em minha vida...

    ResponderEliminar