quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Início da Luta Armada em Angola - 1961

Na madrugada de 4 de Fevereiro de 1961 em Angola, um grupo de mulheres e homens da UPA (União dos Povos de Angola), munidos de paus, catanas e outras armas brancas, atacaram a casa de reclusão, a cadeia de São Paulo (Luanda) para libertarem presos políticos, onde foram mortos sete polícias e a Emissora Nacional.

Com este ataque, pode-se dizer que começou a Guerra Colonial Portuguesa, e pouco depois viriam a ser feitos outros ataques em Moçambique e na Guiné.

Esta data é celebrada com feriado nacional em Angola como o dia do "Início da Luta Armada". É também uma data importante para os portugueses pois marca o início de uma guerra que durou 13 anos, e é fundamental para compreender a História contemporânea do nosso país.



Embarque das tropas portuguesas














tropas portuguesas em Angola































Visitem este site, criado recentemente sobre a Guerra Colonial:

http://www.guerracolonial.org/


Gonçalo

15 comentários:

  1. Excelente! Oportuno e com a maior relevância! Como vos disse estava também para vos sugerir esse site que um colega me deu a conhecer. É da maior importância: variedade documental; fácil pesquisa e acessibilidade; muita informação! FM

    ResponderEliminar
  2. “ANGOLA, AFINAL, ERA DELES” é um livro de minha autoria, recentemente publicado, que proporciona uma viagem ao início da guerra colonial e descreve, inclusive, o primeiro de todos os recontros armados, onde se registaram os primeiros tiros e os primeiros mortos da guerra, ocorrido na povoação do Cunda-Ria-Baza, Baixa de Cassanje, no dia 02 de Fevereiro de 1961. Um facto desconhecido ou omitido por historiadores e outros.
    José Nunes Valente
    Chiado Editora

    ResponderEliminar
  3. É pena que o MPLA em Fev.1961 ainda não existia.

    ResponderEliminar
  4. Em 4 de Fevereiro de 1961 foi também atacada a 7ª. Esquadra da 1ª. Companhia Móvel de Polícia destacada para Angola em meados de 1960 (não recordo a data exacta).Fiz parte dessa 1ª. Companhia Móvel de Polícia e por lá permaneci até meados de Dezembro de 1962. Estive destacado durante seis meses, incluído numa Secção da PSP, com mais dois elementos da PSP de Angola. Na mesma altura foram também destacadas mais duas Secções também para o Norte de Angola, para localidades que na altura se designavam de Sanza Pombo e Maquela do Zombo. A minha Secção esteve deslocada na localidade que na altura se chamava Quimbele. Tenho fotos relacionadas com o assunto de Quimbele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai esteve integrado na 1ª Companhia Móvel, e esteve destacado no norte de Angola com mais um ou dois elementos. Por acaso o Manuel tem fotos da 1ª companhia que me possa enviar?
      meu endereço:
      ilidioa@gmail.com

      Cumprimentos
      Ilidio Anastácio

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Sou da PSP e estou a fazer um estudo sobre as Companhias Móveis de Polícia e gostaria imenso de falar consigo. Contate-me se faz favor: slopesoares@gmail.com
      Cumprimentos,
      Sérgio Soares

      Eliminar
    3. Boa tarde,
      O meu avô deveria ter pertencido à 1ª Companhia Movel da PSP, apenas se sabe que faleceu em 15/12/1960, em Novo Redondo, chamava-se José Ferreira da Cunha.
      Aguardava informações para vfnovo@gmail.com
      Obrigado
      Vitor Novo

      Eliminar
  5. O meu pai esteve integrado na 1ª Companhia Móvel, e esteve destacado no norte de Angola com mais um ou dois elementos. Por acaso o Manuel tem fotos da 1ª companhia que me possa enviar?
    meu endereço:
    ilidioa@gmail.com

    Cumprimentos
    Ilidio Anastácio

    ResponderEliminar
  6. Era ainda bébé quando me encontrei no ataque do Cemitério Novo em Luanda (Angola) no 05 fevereiro de 1961. Procuro fotografias, se alguém as tiver ?
    O meu pai : Manuel de Sousa Mergulhao fez parte da Companhia Movel de Policia e Emissora Oficial de Luanda (Radio Clube de Angola), procuro também fotografias.
    Obrigada.
    Olinda da Silva Mergulhao
    Posso ser contactada por internet : assurancesljm@yahoo.fr

    ResponderEliminar
  7. está data é muito important para todo povo Angolano, em especial os q combateram, foi uma longa batalha para chegarmos até ond estamos.

    ResponderEliminar
  8. Aprendi que o ínicio da luta de libertaçao nacional foi marcada essencialmente pelo quatro de janeiro, o quatro de fevereiro, e o 15 de março. Será que os movimentos de libertaçao nacional foram os principais protagonistas dos acontecimentos que marcaram as datas que ja tivera mencionado. E porque será tembém que faz-se mais referencia ao quatro de fevereiro

    ResponderEliminar
  9. ANGOLA JÁ XTAVA NAS MÃOS DOS PORTUGUÊSES, É ONDE SURGI O 4 DE FEVEREIRO PORQUE DO MESMO MODO QUE OS ANGOLANOS TRABALHAVAM Ñ É DO MESMO MODO QUE RECEBIÃO SEUS SUBCÍDIOS.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Sou Oficial da PSP e estou a fazer um trabalho sobre as Companhias Móveis da PSP e os seus elementos policiais, enquadrando no contexto histórico. Gostaria imenso de falar com quem lá esteve ou teve familiares que lá passaram de forma a registar a informação existente e internalizar dados históricos e histórias pessoais.
    Obrigado,
    slopesoares@gmail.com

    Lopes Soares

    ResponderEliminar
  11. Na madrugada de 4 de Fevereiro de 1961 em Angola, um grupo de mulheres e homens da UPA (União dos Povos de Angola), munidos de paus, catanas e outras armas brancas, atacaram a casa de reclusão, a cadeia de São Paulo (Luanda) para libertarem presos políticos, onde foram mortos sete polícias e a Emissora Nacional.

    QUE U.P.A.?

    ResponderEliminar