quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Amedeo Modigliani

No outro dia vi um filme na televisão sobre a vida deste pintor que tinha bastante talento, mas que não é muito conhecido, talvez por ter morrido muito cedo e pensei em fazer um post sobre Modigliani.

Amadeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno a 12 de Julho de 1884 e morreu em Paris a 24 de Janeiro de 1920, foi um pintor e escultor italiano.
Modigliani nasceu na região da Toscana, numa família judaica, sendo o quarto e último filho de Flaminio Modigliani.

Na sua infância sofreu de algumas doenças como tifo e febre tifóide, o que comprometeu a sua saúde ao longo da vida.Ainda criança demonstrava interesse pela pintura, no que foi incentivado por sua mãe, Eugenia Garsin, com quem visitava museus de arte e que o matriculou, como aluno, no estúdio de Guglielmo Micheli.

Em 1901, Modigliani sofre uma recaída, e está ameaçado de tuberculose, o médico aconselha-o a mudar-se para um local com um clima mais saudável e muda-se para Florença. Em Florença matricula-se na Escola de Belas-Artes em 1902.

Modigliani sonhava em viver em Paris, capital das artes, e em 1906 muda-se para essa cidade, onde, como vários pintores e artistas viveu a experiência da extrema pobreza.
Em Paris, Modigliani frequenta os mesmos locais que Van Dongen, Juan Gris, Salmon, Max Jacob, Braque, Matisse e Pablo Picasso, o seu principal rival.

Por meio dos companheiros de arte, conheceu o poeta polaco Leopold Zborowski, que se tornaria seu melhor e mais devotado amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Zborowski consegue para Modigliani uma exposição individual na galeria Weil. A exposição durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças ao nus expostos na vitrine da galeria.

A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, com quem teve uma filha, Jeanne, em 1918, a maioria dos seus quadros são retratos de Jeanne.

Complicações na saúde fazem o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, de modo a recuperar-se. Retorna a Paris no final de 1918. Dias antes de morrer inscreve-se num concurso de pintores, no qual se inscrevem vários pintores famosos, como Picasso.Na noite de 24 de Janeiro de 1920, pouco antes de se saber o resultado do concurso, Modigliani é assaltado, o que piora o seu estado de saúde e aos 36 anos, Modigliani morre de tuberculose, agravada pelo consumo excessivo de alcoól. Modigliani tinha ganho o concurso, tinha sido o primeiro reconhecimento do seu talento.
No dia seguinte à morte do pintor, a sua esposa Jeanne, grávida de nove meses, suicidou-se ao atirar-se do quinto andar de um edifício.



















Auto-Retra
to, 1919





















Jeanne

Curiosidades:
Em 2004, foi feito um filme, Modigliani, por Mick Davis, tendo Andy Garcia o papel de Modigliani.
Fontes:
wikipédia
http://www.imdb.com/title/tt0367188/


Gonçalo

2 comentários:

  1. Gosto muito da obra deste pintor (do que conheço). Anda por aí uma publicação da Taschen muito acessível e muito documentada sobre ele e a sua obra que recomendo vivamente (posso emprestar). Boa ideia, a do post! FM

    ResponderEliminar
  2. gostei da historia mas ela foi muito resumida seria bom se todos leitores lesem um livro chamado"quando chega a hora" da escritora Zibia gaspareto para quem acredita em historias espirirtas esse livro conta a historia ESPIRITUAL desse pintor Amadeu modigliane È muito intereçanti se vocês lessem .obrigada

    ResponderEliminar