quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Televisão

O inicio da televisão:

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. O televisor capta as ondas electromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925. Um sistema electrónico completo foi demonstrado por John Logie Baird, Philo Farnsworth e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível.

Sistemas de transmissão:

A Transmissão das imagens e sons da televisão é feita por ondas electromagnéticas, cuja frequência é medida em Hertz. A largura da banda (faixa) de transmissão é de 4 MHz (megahertz), ou seja, 4 milhões de oscilações por segundo. Com a somatória da banda de vídeo com a de áudio e sincronismo - sync - temos um total de 6 MHz.

A faixa electromagnética da transmissão vai de 52 MHz até 890 MHz, sendo de 52 a 216 MHz para as emissoras de VHF destinados aos canais de 2 a 13, sofrendo entre os canais 5 e 6 um intervalo para as frequências de 88 a 108 MHz para FM. As emissoras de UHF usam frequências de 216 a 800 Hz.

Caminhando praticamente em linha recta, as ondas de televisão, sofrem reflexões ao rebater em prédios, daí os famosos fantasmas da imagem. A transmissão das ondas chega a um raio de 100 km, contando a partir do ponto central do transmissor.

Sistemas de TV – Padrões:

Hoje em dia, excluindo a HDTV/DTV (TV de alta definição / TV digital), três sistemas básicos servem a grande maioria dos países (embora haja variações significativas entre eles).
A diferença entre esses padrões básicos de transmissão internacional está centralizada em três coisas:

1. O número de linhas horizontais da imagem.
2. O tamanho do canal de transmissão (a largura da banda electrónica do sinal).
3. O tipo de modulação - AM ou FM - utilizado para a transmissão de áudio e vídeo.

Excluindo os sistemas de alta definição, o mundo tem hoje dois padrões básicos de número de linhas: 525 e 625.

PAL (Phase Alternate Lines) padrão criado na Alemanha no final dos anos 60, para eliminar vários problemas existentes no padrão NTSC (National Television System Committee) referentes à reprodução de cor, invertendo-se a fase do sinal de cor para linhas alternadas na tela.

A reprodução de cores resultou mais precisa do que no padrão NTSC e o sistema foi adoptado em vários países do mundo, excepto os já comprometidos com investimentos no sistema NTSC.

Nestes países a corrente eléctrica alternada era gerada em 50 ciclos/seg. (ao invés de 60, como nos EUA), por isso a frequência de mudança de campos foi especificada como 50 e não 60, sendo as imagens transmitidas a 25 quadros/seg.

Esta redução na cadência de mudança das imagens faz com que as mudanças sejam um pouco mais 'visíveis' do que no padrão NTSC - a imagem 'pisca' mais.

Há um único país onde este problema não ocorre, o Brasil, porque a corrente utilizada é de 60 ciclos/seg - e portanto as imagens são transmitidas com frequência de 30 quadros/seg.
Nos sistemas PAL de 50 ciclos, para compensar a perda na qualidade visual ao mostrar-se 25 quadros/seg a quantidade de linhas na tela foi ampliada: estes sistemas mostram 625 linhas ao invés das 525 do sistema NTSC - a imagem aparenta-se mais nítida e definida.

Há outros factores também no sinal PAL que o tornam superior ao NTSC: maior contraste obtido nas imagens (a parte do sinal que controla esta característica é mais abrangente) e maior detalhe geral, por sobrar mais espaço de banda para a luminosidade uma vez que o sinal de cor ocupa menos espaço por utilizar frequência maior do que no NTSC.

NTSC é o sistema de televisão analógico em uso actualmente nos Estados Unidos e em muitos outros países, incluindo a maioria das Américas (o Brasil é uma das excepções) e algumas partes do leste asiático.

Algumas pessoas interpretam a sigla jocosamente como significando Never twice the same color (Nunca a mesma cor duas vezes), questionando a qualidade e a estabilidade do sistema.



Fontes:

-Wikipedia

-Condedalmada.com.sapo.pt
Nota: Quem não conseguir ler o que está escrito na imagem carregue na mesma e poderá vê-la em tamanho maior

Manel

2 comentários:

  1. Boa ideia! Não comentei logo mas vi-o no dia! E tem um lado importante: é tão comum nas nossas vidas que parece que não dá para imaginar uma vida sem ela - a TV! Mas só tem, para nós, 50 e poucos anitos!... E ainda me lembro - oh! se lembro!... - quando ia bem pequeno vê-la ao Ginásio Figueirense, levado pelos pais, e tinhamos - eu e a Elisa,minha irmã - depois, que cumprir aquele martírio de vir "arrastados", toldados de sono, de regresso até casa! Obrigado por me levares a lembrar e a partilhar...
    FM

    ResponderEliminar
  2. Gente , eu preciso saber passo a passo como funciona essa transmiçao. De onde ela começa até chegar na TV.Me ajudem o mais rapido possível. Por FaVor.

    ResponderEliminar