domingo, 22 de fevereiro de 2009

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941)

Tentei conciliar um pouco de História com um pouco de "mim" portanto fiz esta pequena biografia sobre a importância do fundador do escostismo.

















O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.




Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação, entre outros. Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.















Acampamento experimental em Brownsea, 1907




Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908. É um livro técnico onde é descrita a filosofia e técnica escotista de Robert Baden-Powell. O livro contém orientações sobre conhecimentos importantes para um Escuteiro: Orientação, Comida selvagem, Primeiros Socorros, Organização de um Acampamento, etc; mas também sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, entre outros.
























O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P (Baden-Powell) compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania.


Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial.
Em 1920 escuteiros de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional de escuteiros: o Primeiro Jamboree (acampamento internacional) Mundial. Na última noite deste Jamboree, a 6 de Agosto, B-P foi proclamado "Escuteiro-Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.
O Movimento Escuteiro continuou a crescer e hoje em dia existem no mundo cerca de 28 milhões de jovens escoteiros.



Antes de morrer Baden-Powell deixou uma mensagem aos jovens:



" A felicidade não provém do facto de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tão pouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direcção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem, de sorte que possa vir a ser útil e, desta arte, gozar a vida quando for homem.
O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes. "

Curiosidades:
De facto foi um grande falha não mencionar (obrigada Marta) que exactamente hoje dia 22 de Fevereiro faz 152 anos do seu nascimento, acontecimento normalmente celebrado por todos os escoteiros no Mundo.
Devido à sugestão do Gonçalo explico assim que por vezes utilizo a palavra "escoteiros" e outras vezes "escuteiros" porque aquando da criação do escutismo Baden-Powell fundou o Escotismo, sendo essa agora, em Portugal, uma associação chamada Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Mais tarde foi fundada outra associação de escoteiros, mas com a particularidade de serem católicos e de não serem escoteuros com "o" mas sim escuteiros com "u", sendo esta associação o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Site do CNE:
Site do AEP:

Fontes:







Carolina

2 comentários:

  1. Sabias que faz exactamente hoje, dia 22 de Fevereiro, 152 anos que Baden-Powell nasceu?
    Gostei bastante do teu artigo :)

    Marta

    (de certeza que vai valer a pena xD)

    ResponderEliminar
  2. Eu queria dar um sugestão de voces fazerem uma reportagem sobre o grupo escoteiro santo amaro (G.E.S.A) eles são muito bons e eu os adoro e também faço parte desse grupo maravilhoso.


    Meu nome é Renata e qulquer coisa me mandem e-mails o meu é :

    renatadeandrade13@yahoo.com.br

    Grata pela compreenssão.

    ResponderEliminar