quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O JOGO DA PELA

O jogo da péla (também se diz apenas péla) é um jogo muito praticado outrora, que consistia em atirar uma bola (a péla) de um lado para o outro, com a mão ou com o auxílio de um instrumento (raquete, bastão, pandeiro, etc.), num local próprio para esse fim.

O milenar joga da péla é considerado um dos ancestrais do ténis. Desde o século XIII era praticado em salas fechadas. O jogo atingiu seu auge no século XVII, sendo praticado por clérigos, burgueses e príncipes.

Arqueólogos franceses, do INRAP – (Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas) descobriram vestígios do que pode ter sido a principal quadra oficial do genro, em sala anexa ao Versalhes, provavelmente datando do reinado de Luís XIII (1610-1643). Segundo o INRAP a sala foi desactivada em 1643, quando assumiu o trono Luís XIV - que tinha um problema na perna e não podia nem jogar nem dançar.

Duvida: Se a sala foi desactivada no reinado de Luís XlV como e que os membros do terceiro estado no reinado de Luís XVI fizeram o juramento do jogo da pela?

Nota: Por volta do ano de 2006 a Marca «Sumol» reeditou uma pela, uma bola construida num material parecido com plástico com penas para a equilibrar e estabilizar o seu lançamento.

Fontes:
-Wikipédia

Manel

5 comentários: