quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Charles Darwin

Charles Darwin nasceu há 200 anos, a 12 de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Inglaterra.

Com apenas 16 anos, em 1825, vai estudar Medicina na Universidade de Edimburgo mas não se identificou com o curso e mudou-se para a Universidade de Cambridge onde pretendia tornar-se pastor da Igreja.

Acabados os estudos, Charles Darwin, em 1831, participou numa viagem à volta do Mundo no navio inglês Beagle. Esta viagem durou 4 anos e 9 meses e proporcionou-lhe novos dados de investigação sobre a evolução da Terra, desde variações geológicas a fósseis de animais.

Em 1936 deu início a um estudo científico baseado nas suas experiências e descobertas e lançou uma publicação científica com o nome Journal of Researches, em 1839.

Foi também em 1839 que se casou com Emma Wedgwood com quem veio a ter 10 filhos.

Em 1859 publicou A Origem das Espécies pela Selecção Natural, obra muito criticada por outros cientistas que alegavam falata de provas e explicaçoes para fundamentar as teorias apresentadas (hereditariedade entre os animais).

Em 1871 publicou A Ascendência do Homem e a Selecção em Relação com o Sexo, onde o faxtor sexual tinha uma grande importância na Selecção Natural.

Dez anos depois, em 1881, publicou o livro The Power of Movement in Plants onde relatava uma série de experiências em plantas, feitas com os seus filhos. Foram vários os livros que escreveu sobre botânica.

A doutrina proposta por Darwin, segundo a qual a luta pela vida e a selecção natural são mecanismos da evolução dos seres vivos, é conhecida por darwinismo. As suas teorias foram postas em causa, principalmente por membros da Igreja, até inícios do século XX. Foi membro da Royal Society e membro honorário de várias academias de ciências.

Charles Darwin morreu a 19 de Abril de 1882 em Downe, Inglaterra. Os seus restos mortais encontram-se na Abadia de Westminster.
A Fundação Calouste Gulbenkian está a realizar uma exposição para comemorar os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies. A exposição abre ao público a 13 de Fevereiro e termina a 24 de Maio de 2009. Para mais informações: http://www.gulbenkian.pt/ .
Fontes:
Wikipédia
Diciopédia
Marta





2 comentários:

  1. Belo! Oportuníssimo! Tenho aqui ao lado o desdobrável do Ciclo de Conferências que a Gulbenkian vai promover entre 12 de Fev. e 24 de Maio, há vários dias, mas não fui arranjando tempo para falar delas e de Darwin! Ia amanhã de manhã chamar a atenção para ele e para um bom artigo (só li na diagonal ainda)na National Geographic (portuguesa) de Fevereiro (remos na BE). Óptimo! Muito bem feito e bem acompanhado de imagens e fontes!FM

    ResponderEliminar
  2. Ah! Atenção: o óptimo de cima é para o teu post (para além da revista)! FM

    ResponderEliminar