quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Amedeo Modigliani

No outro dia vi um filme na televisão sobre a vida deste pintor que tinha bastante talento, mas que não é muito conhecido, talvez por ter morrido muito cedo e pensei em fazer um post sobre Modigliani.

Amadeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno a 12 de Julho de 1884 e morreu em Paris a 24 de Janeiro de 1920, foi um pintor e escultor italiano.
Modigliani nasceu na região da Toscana, numa família judaica, sendo o quarto e último filho de Flaminio Modigliani.

Na sua infância sofreu de algumas doenças como tifo e febre tifóide, o que comprometeu a sua saúde ao longo da vida.Ainda criança demonstrava interesse pela pintura, no que foi incentivado por sua mãe, Eugenia Garsin, com quem visitava museus de arte e que o matriculou, como aluno, no estúdio de Guglielmo Micheli.

Em 1901, Modigliani sofre uma recaída, e está ameaçado de tuberculose, o médico aconselha-o a mudar-se para um local com um clima mais saudável e muda-se para Florença. Em Florença matricula-se na Escola de Belas-Artes em 1902.

Modigliani sonhava em viver em Paris, capital das artes, e em 1906 muda-se para essa cidade, onde, como vários pintores e artistas viveu a experiência da extrema pobreza.
Em Paris, Modigliani frequenta os mesmos locais que Van Dongen, Juan Gris, Salmon, Max Jacob, Braque, Matisse e Pablo Picasso, o seu principal rival.

Por meio dos companheiros de arte, conheceu o poeta polaco Leopold Zborowski, que se tornaria seu melhor e mais devotado amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Zborowski consegue para Modigliani uma exposição individual na galeria Weil. A exposição durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças ao nus expostos na vitrine da galeria.

A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, com quem teve uma filha, Jeanne, em 1918, a maioria dos seus quadros são retratos de Jeanne.

Complicações na saúde fazem o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, de modo a recuperar-se. Retorna a Paris no final de 1918. Dias antes de morrer inscreve-se num concurso de pintores, no qual se inscrevem vários pintores famosos, como Picasso.Na noite de 24 de Janeiro de 1920, pouco antes de se saber o resultado do concurso, Modigliani é assaltado, o que piora o seu estado de saúde e aos 36 anos, Modigliani morre de tuberculose, agravada pelo consumo excessivo de alcoól. Modigliani tinha ganho o concurso, tinha sido o primeiro reconhecimento do seu talento.
No dia seguinte à morte do pintor, a sua esposa Jeanne, grávida de nove meses, suicidou-se ao atirar-se do quinto andar de um edifício.



















Auto-Retra
to, 1919





















Jeanne

Curiosidades:
Em 2004, foi feito um filme, Modigliani, por Mick Davis, tendo Andy Garcia o papel de Modigliani.
Fontes:
wikipédia
http://www.imdb.com/title/tt0367188/


Gonçalo

3 comentários:

  1. Gosto muito da obra deste pintor (do que conheço). Anda por aí uma publicação da Taschen muito acessível e muito documentada sobre ele e a sua obra que recomendo vivamente (posso emprestar). Boa ideia, a do post! FM

    ResponderEliminar
  2. gostei da historia mas ela foi muito resumida seria bom se todos leitores lesem um livro chamado"quando chega a hora" da escritora Zibia gaspareto para quem acredita em historias espirirtas esse livro conta a historia ESPIRITUAL desse pintor Amadeu modigliane È muito intereçanti se vocês lessem .obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, gostei muita da publicação sobre o artista Modigliani, eu assisti esse filme e passei a admirar mais o pintor, teve uma vida breve. Sou de Santa Catarina, cidade Joinville, estudo História da Arte na Escola de Artes Fritz Alt, e fizemos pesquisas sobre o Amadeo, o que fez aumentar mais minha admiração por ele. Mas aconselho aos que apenas assistiram ao filme , procurem ler mais sobre Modigliani, voces assim como eu vão se apaixonar por ele. Criei um blog também para falar sobre artes ARTES VISUAIS EXPOSIÇÕES EM JOINVILLE, se vocês puderem seguir o blog! Nele falo sobre as exposições de arte que estão em exibição aqui na cidade, assim como também faço entrevistas com nossos talentos. Grande abraço Luciano Santos Itaqui.https://artesvisuaisexposicoesemjoinvillesc.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar