segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Quino, Mafalda & Cª




Espero que os escrúpulos morais do Felipe não vos tenham influenciado muito... só o q.b. que é fundamental nestas ocasiões... mas como "a função faz o órgão"...
Entretanto chamaria a vossa atenção para o autor - Quino - criador da Mafalda e da sua turma, deveras especial!

Deixo-vos um texto brasileiro que os dá a conhecer de forma breve e eficaz.

E aí por casa: há alguma Mafalda esquecida?

"Numa época em que muitos regimes autoritários pipocavam na América do Sul, nasce uma menina que aparece para contestar as visões sobre a política, moral, economia e cultura do mundo ao seu redor. Ela odeia o racismo, injustiças, as armas nucleares, as ridículas convenções do mundo adulto… e suas falas são principalmente vinculadas a luta dos direitos humanos. Mafalda conversa abertamente com seus pais, dá conselhos para seus amigos e para tudo ela tem uma opinião".
É muito interessante a personagem ser uma criança contestadora, numa época que as crianças não tinham muita vez.(...)
"Os amigos da Mafalda caracterizam toda a sociedade ao seu redor. Uma amiguinha, a Susanita, que quer casar de qualquer jeito, o Manolito que é materialista ferrenho, outros como os sonhadores Felipe e Miguelito… enquanto Mafalda estava ali para contestar tudo que lhe era imposto: até a sopa que sua mãe a obrigava a tomar e ela odiava. Ah, ela amava os Beatles e queria ser “alguém na vida”, fazendo um curso universitário.
O Quino, seu criador, serviu um ano no serviço militar obrigatório, o que lhe deu muita angústia e mais uma força para se expressar a favor da liberdade. A partir de 54 começa a publicar quadrinhos de humor, e só em 64 cria a Mafalda e todo seu universo. Em 1970 um dos livros da personagem é censurado, e uma faixa negra dizia que o livro era permitido apenas para adultos. Em 1973, Quino anuncia que não irá mais publicar tiras inéditas da personagem, porque já achava que ela tinha cumprido seu papel. Mafalda foi traduzida para muitas línguas e encanta todo o mundo até hoje".

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Paragem lectiva

Quino
Vá lá, vá lá!!... mas nada de exageros!...

FM

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008



AGORA QUE ESTAMOS A ENTRAR EM FÉRIAS É TEMPO DE DESEJAR...




...FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO!






Gonçalo

p.s.: está a nevar no blogue.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Motocross


O motocross é uma modalidade desportiva, practicada sobre as motos de Enduro, são várias as categorias do Motocross: Arenacross, Trial, Enduro e Supercross e Arena cross. Na motocross as pilotas sujeitam-se a circuitos de fora-estrada.


Existem diversas motos fabricadas exclusivas para as compectições de MotoCross, possuem geométria e suspensões espaciais para resistir às imperfeicções do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tracção das motos nos terrenos molhados. Os motores podem variar de 2T e 4T, os motores 2T foram muito utilizados á algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alta potência em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projectados para oferecer a máxima potencia possível que ele pode oferecer, possuem grande potencia em média e alta rotação.


As Competições de MotoCross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar até 1,5 Km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, yupis e curvas. No Supercross a distancia dos saltos é muito, mas muito maior que as de pista de MotoCross. São motas de duas rodas.
Manel

Máquina descaroçadora de algodão

Eli Whitney nasceu em Westboro, Massachusetts, Estados Unidos no dia 8 de Dezembro de 1765 e morreu em New Haven, Connectticut, Estados Unidos no dia 8 de Janeiro de 1825.


Por volta de 1793 Whitney iniciou o estudo para a elaboração da máquina de descaroçar algodão.



Catherine convidou Whitney para a acompanhar na sua plantação de algodão e estudar direito. O que impedia a plantação de aumentar a sua produção era o facto da limpeza do algodão fosse feita manualmente e levava várias horas a ser realizada.


Whitney pensou, se criasse uma máquina que fizesse todo esse trabalho de uma maneira mais rápida, ganharia muito dinheiro. Então Whitney começou a analizar o trabalho manual desempenhado para limpar o algodão e em poucos dias ele elabourou um esboço de um equipamento.


A máquina consistia numa espécie de peneira com um tambor que girava muito próximo dela, fazendo o "papel" dos dedos a puxar o fio. Na superfície do cilindro existiam ganchos que capturavam o fio a partir da semente e uma escova rotativa puxava-os. A máquina conseguia fazer apenas numa hora o que vários trabalhadores conseguiam fazer num dia inteiro.


Devido há impaciência dos plantadores locais de implantar a máquina em suas produções, esta foi copiada e pirateada graças à facilidade com que podeia ser construída.
Daniela

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Anterozoide




É conhecido o poder crítico dos "cartoons".


Já procurei aqui dar algum destaque a essa arte.


Há já algum tempo que ando para vos chamar a atenção para um autor particular: o "Antero".


Como professor que é tem valorizado as questões ligadas à vida das escolas e dos professores. Nestes ultimos meses, ganhou uma notoriedade importante neste mundo dos blogues, com o acompanhamento regular das peripécias que tem atravessado o mundo da escola portuguesa.


Os seus desenhos críticos têm, por isso, corrido a "netlândia" e sido fotocopiados e afixados, reproduzidos e divulgados.


Ficam dois exemplos e um convite à visita, claro!




quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manoel de Oliveira faz 100 anos


Manoel de Oliveira faz hoje, dia 11 de Dezembro, 100 anos.

O mais velho cineasta activo no mundo recebeu homenagens do Primeiro-Ministro e do Presidente da República, sendo que este o vai condecorar no próximo sábado com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique."Estou convencido que todos me acompanham nesta homenagem que é prestada a um grande homem do cinema português e da cultura portuguesa", afirma Cavaco Silva na mensagem.

Biografia

Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908. É um cineasta português, que actualmente é o realizador activo mais idoso do mundo.

Manoel de Oliveira é originário de uma família da média-alta burguesia, com antepassados fidalgos, facto que muito influenciaria as temáticas da sua futura obra cinematográfica. O seu pai, Francisco José de Oliveira, foi o primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal. Na juventude dedicou-se ao atletismo e, mais tarde, ao automobilismo e à vida boémia.

O seu primeiro filme (curta-metragem) foi Douro, faina fluvial (1931), um documentário sobre a actividade fluvial na Ribeira do Douro.
Adquiriu entretanto formação técnica nos estúdios alemães da Kodak, e mantendo o gosto pela representação, participou como actor (Carlos) no primeiro filme realmente português A Canção de Lisboa (1933) de Cottinelli Telmo.

A sua primeira longa-metragem foi Aniki-Bobó (1942) um dos melhores e mais conhecidos filmes de Manoel de Oliveira, mas na altura foi um fracasso comercial.

Desde então já realizou cerca de 40 filmes, como por exemplo Acto de Primavera (1963), o pão (1966), Amor de Perdição (filme) (1979), Os canibais (1988), O Convento (1995) e Cristóvão Columbo - O enigma (2007)

Manoel de Oliveira insiste em dizer que só cria filmes pelo gozo de os fazer, independentemente da reacção dos críticos. Apesar das múltiplas condecorações em festivais tais como o Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Montreal e outros bem conhecidos, leva uma vida retirada e longe das luzes da ribalta.

Gonçalo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

60 anos depois...


Aí estão os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos!

Foi aprovada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 10 de Dezembro. O corpo dos seus 30 artigos pode ser consultado aqui:

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=13937

A sua elaboração aconteceu no rescaldo da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto (1939-1945), num momento em que o mundo se reorganizava e criava instrumentos mais sólidos para tentar garantir uma paz duradora no mundo. A ONU é criada nesse ano de 1945 e três anos depois tornava-se possível - num quadro difícil de "guerra fria" entre o mundo capitalista e o mundo comunista -a assinatura de uma Declaração que constituia um sólido compromisso de concretização de mais de 60 direitos humanos, a partir daí, considerados "universais".
Tendo como inspiradora a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), que traduziu os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa, as disposições da Declaração constituiem-se como uma expressão vigorosa de resistência contra as mais variadas formas de opressões e tiranias: económicas, sociais, raciais, políticas, sexuais, culturais, religiosas...

Para alargamento de pesquisas sobre o conteúdo e importância da mesma deixo como sugestões:

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=16473

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=17044

Com a colaboração de professores ligados a Bibliotecas Escolares, que produziram as legendas, espreitem também este trabalho em vídeo, que acho deveras interessante:

http://dotsub.com/view/2e41df96-e58b-425b-9564-969d972ed22d

Spinning Jenny

Por volta de 1760 Thomas Higgs iniciou o estudo de modo a ser um facto a fiação mecânica, e em 1770 Hargreeves regista a patente da Spinning Jenny, verdadeira revolução na indústria têxtil, que de início comportava 6 ou 8 fusos.


fig. 2 (Spinning Jenny)
Como se pode ver na fig. 2, um número reduzido de fusos verticais 1 dispostos numa fila são movidos por uma manivela que acciona a roda de grande diâmetro 2, a qual, por meio de uma corda, arrasta o tambor 3 que faz girar os fusos por meio de cordões.
As mechas procedentes das bobinas 4 passam através de uma prensa horizontal 5, submetida a um movimento alternativo, desde a peça /strong> até às pontas dos fusos.
Ao transladar-se a prensa (fechada) da direita para a esquerda entrega-se a quantidade de fio já torcido que vai ser enrolado no fuso. Para isso os fios baixam até ao sítio de enrolamento no fuso, com o auxílio de um arame 6 (arame guia-fios), e o troço de fio é enrolado. Após esta operação, o arame guia-fios volta à posição superior e a prensa (aberta) recua, fornecendo para torção um novo troço de mecha. A Spinning Jenny só produzia fios grossos, mas com a torção desejada.

A Mule Jenny
O verdadeiro criador da máquina intermitente de fiar foi Samuel Crompton, que em 1775 inventou a célebre Mule Jenny. A Mule Jenny tem já todas as características de uma Selfactina actual: os fusos encontram-se situados na parte móvel da máquina (carro ou carruagem) e a alimentação faz-se por meio de cilindros de alimentação. A Fig.2 representa a Mule Jenny accionada manualmente.


fig. 2 (Mule Jenny)
Os fusos situados no carro são inclinados em relação aos cilindros de alimentação, da mesma maneira que, mais tarde, aparecem nas Selfactinas. O comando dos fusos vê-se perfeitamente na figura.
Um operário fazia girar o volante 2 e o fiandeiro movia o carro no seu percurso alternado e guiava à mão o arame guia-fios durante a entrada do carro (enrolamento do fio). Com o evoluir da revolução industrial estas máquinas começaram a ser movidas por força motriz e, com mais alguns desenvolvimentos na Mule Jenny, chegamos finalmente à Selfactina.
Ana

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estradas de macadame

John Loudon McAdam - Foi um engenheiro e construtor de estradas escocês. Inventou um novo processo para construção de estradas, que possibilitou uma maior duração das estradas e maior facilidade de transporte terrestre, a macadamização.

Em 1804 mudou-se para Bristol na Inglaterra e tornou-se fiscal de obras da Bristol Corporation. Nos seus dois tratados escritos em 1816 e 1819 (Remarks on the Present System of Road-Making e Practical Essay on the Scientific Repair and Preservation of Roads), McAdam argumenta que as estradas precisavam de ser elevadas do solo envolvente e construídas a partir de várias camadas de rochas e cascalho de uma forma sistemática.

McAdam foi também nomeado fiscal da Bristol Turnpike Trust em 1816 , onde decidiu refazer as estradas sob o seu cuidado com pedra britada vinculada com cascalho sobre uma base firme de grandes pedras. Um inclinação, tornando a estrada ligeiramente convexa, assegurava que a chuva fosse rapidamente drenada para fora da estrada, em vez de penetrar e danificar os fundamentos da estrada (ainda hoje se faz essa inclinação, mas com asfalto). Este método, foi o maior avanço na construção de estradas desde a época romana, e ficou conhecido como macadame.

A estrada de macadame espalhou-se rapidamente por todo o mundo. A primeira estrada de macadame nos EUA, a National Road, ficou completa em 1830 e as principais estradas da Europa estavam macadamizadas até finais do século XIX.

Esta construção de estradas, serviu então para uma maior facilidade e segurança do transporte terrestre e para a rápida comunicação entre várias localidades, sendo fundamental para a Revolução Industrial, durante o século XIX.










Construção da primeira estrada de macadame nos EUA (1823) de Carl Rakeman


Gonçalo

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Máquina a vapor

James Watt - Engenheiro, mecânico e inventor escocês nascido em Greenock, foi o inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial.

Aos 19 anos foi para Londres para ser aprendiz de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow sem conseguir o certificado do curso. Porém foi escolhido e contratado para aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow , onde conheceu Joseph Black.


Foi então destacado para recriar a máquina a vapor de Newcomen, então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador. Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor.




Conclusão: Obteve a primeira patente da invenção em 1769. Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor já em 1775, revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a revolução industrial.



Curiosidades: Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um joule por segundo.



Manel


Water Frame




Em 1767, Richard Arkwright, um cabeleireiro de poucas posses, decidiu contratar John Kay para lhe construir um aparelho de fiação destinada à indústria têxtil.

A máquina de Arkwright envolveu 3 conjuntos de cilindros emparelhados com velocidades diferentes. Enquanto os cilindros produziam os fios com a espessura correcta, um conjunto de fusos torciam as fibras firmemente, produzindo um linho muito mais forte do que qualquer outra máquina da época, tecendo 128 fios de cada vez e não necessitando de mão-de-obra especializada.

Arkwright tentou utilizar a força dos cavalos para por a máquina a funcionar, porém, foi impossivel. Optou então, em 1769, trabalhar com a força da água, ´daí deriva o nome Water Frame.

Juntamente com sócios, construiu uma fábrica têxtil nas margens do rio Derwent, na regiao de Derbyshire, um rio que nunca gelava e que iria por os aparelhos de fiação a trabalhar. Richard Arkwright construiu casas à volta da fábrica para albergar os 1900 trabalhadores que viria a ter.

A Water Frame levou aosucesso do sistema de produção em massa, marca da Revolução Industrial.


Arkwright's machine involved three sets of paired rollers that turned at different speeds. While these rollers produced yarn of the correct thickness, a set of spindles twisted the fibres firmly together.













Richard's industry



Marta

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Abolição da escravatura em Portugal

Portugal foi dos primeiros países a abolir a escravatura.

Decorria o reinado de D.José I, quando, em 12 de Fevereiro de 1761, a escravatura foi abolida por Marquês de Pombal na Metrópole e na Índia.

Contudo, só pelo Decreto de 1854, os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado e mais tarde os da Igreja pelo Decreto de 1856.

E, com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se a abolição da escravatura em todo o Império Português, até ao termo definitivo de 1878.

"Fica abolido o estado de escravidão em todos os territórios da monarquia portuguesa, desde o dia da publicação do presente decreto.

Todos os indivíduos dos dois sexos, sem excepção alguma, que no mencionado dia se acharem na condição de escravos, passarão à de libertos e gozarão de todos os direitos e ficarão sujeitos a todos o deveres concedidos e impostos aos libertos pelo decreto de 19 de Dezembro de 1854."

D. Luís, Diário do Governo, 27 de Fevereiro de 1869

Curiosidade: o comércio de escravos que se estabeleceu no Atlântico entre 1450 e 1900 contabilizou cerca de 11.313.000 indivíduos. Fonte: Wikipédia

Gonçalo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Projecto KEO




Estamos com os trabalhos para o KEO estabelecidos e agora "há que dar corda aos sapatos"!
http://www.keo.org/

Não se pretendem textos muito completos, redondos, burilados... Não esquecer o peso a dar à dimensão pessoal, ao testemunho, ao comentário... Serão todos eles no seu conjunto que vão compor o nosso trabalho colectivo... que vão deixar a nossa pegada... e, depois, há que não pensar nos 50 mil anitos que se seguirão... para fossilizar... no silêncio da cápsula... no mistério do espaço... no vazio estelar em que só as coordenadas cósmicas - tão estranhas, tão amplas... - contam (tirando o lixo espacial, de "factura humana", claro!...).
Será certamente emocionante a Quarta 17 de Dezembro!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Barco a vapor



Construído em 1913, o Benjamim Guimarães navegou nas águas do Rio São Francisco de Pirapora a Petrolina e Juazeiro, até ser desativado. Restaurado em 2004, voltou a fazer passeios turísticos somente na região, sendo hoje a única embarcação a vapor ainda em circulação no mundo.






A criação do barco a vapor dificilmente pode ser creditada a um inventor particular, pois a adaptação do motor a vapor para propulsão de embarcações foi tentada por vários projectistas, tanto na Europa quanto na América. Esta invenção propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos.

Diferentes fases da invenção do barco a vapor:

Tal invenção é por vezes atribuída a Henry Bell, projectista do Comet, um vapor propelido a rodas que transportou passageiros no rio Clyde, na Escócia, em 1812. no final do século XVII.

O inventor francês Denis Papin esboçou planos para um barco a vapor com rodas de pás giratórias, acionadas por um simples motor a vapor.

Em 1712, Newcomen projectou o motor a vapor que passaria a ser conhecido por seu nome.

O primeiro êxito real ocorreu em 1783, quando o Pyroscaphe, um vapor equipado com rodas, navegou durante 15 minutos contra a corrente do rio Saône, na França.

O sucesso comercial do barco a vapor viria finalmente no mesmo ano, com o projecto do americano Robert Fulton. O desenvolvimento da navegação a vapor caracterizou-se depois disso pela construção de navios cada vez maiores e mais potentes.



Em 1819, um barco a vela equipado com um motor a vapor atravessou o Atlântico.



Carolina

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Manuel Fernandes Tomás


A figura mais importante do primeiro período liberal.

Nasceu na Figueira da Foz, em 30 de Junho de 1771, e faleceu em Lisboa em 19 de Novembro de 1822.

De família burguesa, ele se bacharelou-se em Direito em 1791, tendo ele ingressado na magistratura em 1801, sendo o seu primeiro cargu o de Juiz de Fora de Arganil.

Em 1805 é Superintendente das Alfândegas e dos TABACOS das comarcas de Aveiro. Coimbra e Leiria, o que é atualmente considerado a Beira Litoral, e durante as invasões francesas deu uma valiosa colaboração ao exército aliado, no serviço de abastecimentos, enquanto Deputado-Comissário do Exército português, cargo que acumulou com o provedor da comarca de Coimbra.

Em 1811 foi nomeado desembargador da Relação do Porto, posto que ocupará somente em 1817. Criador em 1818 do Sinédrio, com Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana, é o motor do movimento de 24 de Agosto de 1820.

Figura primacial do liberalismo vintista, fará parte da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, criadara no Porto, que administrou o Reino. após a revolução liberal, sendo encarregue dos negócios do Reino e da Fazenda.

Eleito deputado às Cortes Constituintes, pela Beira, elaborou as bases da Constituição que D. João VI jurou em 1821+1.


Francesco

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ian Anderson (1977)

Já que estamos nesta onda musical só mais uma "dica": uma das vertentes mais encantatórias dos Jethro Tull, para mim, está nos seus arranjos acústicos, em que o som único da viola do Ian Anderson ziguezagueia por sonoridades mágicas!
Espreitem este exemplo, um dos seus mais conhecidos... e já agora, uma vez que até combinámos traduzir alguns posts para inglês... aí vai a letra original!!

Aproveitem e cantem com ele!! (Ah! e se alguém se divertir a traduzi-la - se calhar com a ajuda da prof. de Inglês - não deixe de a partilhar!!...)

http://www.youtube.com/watch?v=JDosgkws0-c~

"Skating Away On The Thin Ice Of The New Day

Meanwhile back in the year one
When you belonged to no one
You didn’t stand a chance son
If your pants were undone
‘Cause you were bred for humanity
And sold to society
One day you’ll wake up in the present day
A million generations removed from expectations
Of being who you really want to be

Skating away, skating away, skating away

On the thin ice of the new day
So as you push off from the shore
Won’t you turn your head once more
And make your peace with everyone
For those who choose to stay
Will live just one more day
To do the things they should have done
And as you cross the wilderness
A-spinning in your emptiness
You feel you have to pray
Looking for a sign that the universal mind
Has written you into the passion play

Skating away, skating away, skating away

On the thin ice of the new day
And as you cross the circle line
Well, the ice-wall creaks behind
You’re a rabbit on the run
And the silver splinters fly
In the corner of your eye
Shining in the setting sun
Well, do you ever get the feeling
That the story’s too damn real
And in the present tens
Or that everybody’s on the stag
And it seems like you’re the only
Person sitting in the audience

Skating away, skating away, skating away

Ian Anderson

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jethro Tull e o rock progressivo






Bem, depois de termos referido o Jethro Tull agricultor (1674-1741) um dos inovadores no contexto da chamada "revolução agrícola" inglesa do século XVIII...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jethro_Tull_(agricultor)

...creio que soube bem fazer a descoberta do grupo de rock homónimo, construído, nos anos 60, em torno do flaustista e compositor Ian Anderson.

69 dará o álbum de estreia "Stand Up", um contributo do grupo para o nascente estilo de "rock progressivo", trazido por grupos - de culto, hoje, para muitos - como os "King Crimson" (de Robert Fripp) ou "Yes" (de Jon Anderson) e, depois, desenvolvido por muitos outros, também célebres: "Genesis", "Pink Floyd", "Emerson, Lake & Palmer", "Gentle Giant", and so...

Com influências da música clássica e do jazz, esta variante do rock caracterizou-se pela produção de composições longas - Thick as a Brick, nos limites do género, dura o álbum inteiro... -, com melodias de bastante complexidade melódica e harmónica, e com um carácter conceptual (um tema ou uma história explorada ao longo do álbum ou dos temas), de conjunto, muito marcante.

Depois de várias mudanças de músicos, o grupo avançou, depois de "Benefit" (1970), para 4 álbuns seguidos, todos eles dos mais marcantes da história da banda: "Aqualung" (1971), "Thick as a Brick" (1972), "A Passion Play" (1973) e "War Child" (1974).

Daí até hoje vai uma longa carreira! Estão vivos, "velhotes" - espreitem no youtube concertos de 2007 (e 2008?) - e, ao que julgo saber, o excêntrico líder, depois da compra de um velho castelo medieval e outras tropelias, dedica-se hoje - ao que parece, mais pacatamente - à criação de salmões e...

E, como já perceberam, isto "daria pano para mangas"! Não há nada como espreitar e procurar. Bandas como esta tiveram várias fases, com distintos "fans". Gostos e "ódios" são habituais. Tenho alguns velhos vinis e alguns cds deles. Não aprecio todos por igual, mas de todos escolho o Thick as a Brick! É um disco especial e na minha vida diz-me muitíssimo! Estará sempre comigo!!
FM

Jethro Tull "Thick as a Brick"



Gonçalo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Primeira Guerra Mundial em imagens






























































Gonçalo

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


CASA DO PAÇO DA FIGUEIRA DA FOZ
Imóvel de Interesse Público, Decreto 47508, de 24 de Janeiro de 1967

Edifício construído no século XVII, por ordem de D. João de Melo, Bispo das Dioceses de Coimbra, Elvas e Viseu. Trata-se de um curioso espaço arquitectónico com especial destaque para a fachada e torre com cúpula viradas para o rio.
O seu interior apresenta uma excelente colecção de azulejos de Delft, datados do final do séc. XVII, conjunto que reveste grande parte das paredes de quatro salas. Estes azulejos representam paisagens, motivos religiosos e cenas de cavaleiros.
" É o mais vasto e variado repositório de azulejos estrangeiros existentes em Portugal e diga-se desde já o mais extraordinário, no seu género, em todo o mundo", como afirma Santos Simões, in "A Casa do Paço da Figueira da Foz e seus azulejos"

António Sanchez

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cruzeiro de Pedra, Figueira da Foz


O Cruzeiro de Pedra, anexo ao Cemitério Oriental, foi erguido em 1812 para assinalar as cerca de 5000 pessoas, vítimas de epidemias e fomes em 1810, na Figueira da Foz.
Estas epidemias e fomes tiveram origem depois da 3º Invasão Francesa, comandada pelo general Massena.
As vitimas foram sepultadas no cerco do Convento de Santo António.
Foi classificado de interesse público em 1961.

Marta

Há 90 Anos terminou a 1º Guerra Mundial




No passado dia 11 de Novembro fez 90 anos que terminou a 1º Guerra Mundial e foi assinado o Armisticio entre Alemães e Aliados.

O conflito, que custou a vida a 10 milhões de pessoas, entre 1914-1918, terminou a bordo de um comboio. Na floresta de Compiègne, em França, alemães e aliados assinaram o Armistício às 11 horas, do dia 11, do mês 11, de 1918.

Testemunho de um dos quatro homens da Grã-Bretanha que sobreviveram à guerra e estão ainda vivos: com 112 anos diz Henry Allingham, o decano dos combatentes: “Eu espero que não volte a haver guerra, rezo para que não haja guerra em todo o mundo, ninguém ganha a próxima guerra”.

O conflito ficou marcado pelo surgimento de novas tecnologias associadas à actividade militar. Registou-se uma evolução bélica, das trincheiras à introdução de armas de destruição maciça, como os bombardeamentos aéreos e a utilização de químicos.

Ana

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nascimento do "BPI"











Tem pouco mais de 100 anos a história do Bilhete Postal Ilustrado (BPI):








A ideia nasceu em 1869, na Áustria-Hungria, ainda só para o "inteiro Bilhete Postal", isto é, bilhete criado para facilitar as comunicações postais, sem outras preocupações. Foi tal o êxito - 3 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses!!- que vários outros países rapidamente lhe seguiram o exemplo: Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Suiça (1870); Baviera, Espanha, EUA (6 milhões vendidos em 6 meses!!) (1871); Itália, Luxemburgo (1874); Grécia e Oceania (1875); Portugal, França, Turquia... (1878).

Em 1870 na Alemanha do Norte nasceu o BPI: por que não aplicar ao circunspecto postal uma fotografia? Juntava-se o útil ao agradável... e não tardou que a eles se juntasse o que era previsível, dado o sucesso da ideia: a exploração comercial!

A partir daqui - 1875 - foi vê-lo "crescer" como veículo de propaganda turística e hoteleira - vistas de cidades e localidades, monumentos, paisagens, costumes, festas, etc. - de parceria com outras opções, que se foram impondo, não só em resultado do desenvolvimento dos processos de fabrico e impressão - desenhos satíricos, fotografias de personalidades artísticas e políticas, propaganda... - como também do surgimento de muitas empresas que muito rapidamente se especializaram na sua produção e venda.








domingo, 9 de novembro de 2008

Exposições no Museu Municipal




Como vimos, estão no Museu Municipal 2 magníficas exposições:


- A Figueira da Foz e a Guerra Peninsular

- A Figueira dava um postal - Cartofilia Figueirense

Vamos vê-las na próxima terça, mas era bom que os figueirenses não as perdessem: falam do passado da nossa região e ajudam a ver e a perceber melhor esforços e tragédias, evoluções, transformações, melhoramentos, perdas irreparáveis... e são, por isso, um importante contributo para o fabrico que vamos fazendo de uma sentida individualidade e identidade de figueirenses!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"A Ordem dos Templários em Portugal" no CasinoFigueira

Na próxima Segunda-Feira, dia 10 de Novembro, na Sala Figueira do CasinoFigueira, vai decorrer uma palestra com o tema "A Ordem dos Templários em Portugal - O Priorado do Crato" proferida pelo Coronel António Feijó, pelas 18h30.



Gonçalo

Resultado das votações das eleições presidencias nos EUA

Na resposta à proposta do professor deixo aqui o modo como o eleitorado votou nestas eleições presidenciais e também o mapa do resultado das votações distribuido pelos vários estados:






O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Thomas Stephenson, disse que Barack Obama conquistou a Casa Branca com uma maior percentagem do voto popular do que os seus predecessores e também devido aos jovens e às minorias. O diplomata norte-americano disse ainda que "o aumento da votação foi de 12 por cento" e que houve "muitos jovens a votar", adiantando que os números sugerem que o senador democrata obteve "98 por cento do voto afro-americano e 68 por cento do voto hispânico. Inquéritos realizados indicam que as minorias votaram sobretudo em Obama: negros com 96 por cento contra três, latinos com 67 por cento contra 30 e asiáticos com 63 por cento contra 34 por cento para McCain.





Jornal de Notícias, 07 d e Novembro de 2008 ( adaptado )



Carolina

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Morreu Milú, actriz de grandes êxitos do cinema português


A actriz Milú, morreu ontem, em Cascais aos 82 anos na sequência de uma infecção respiratória.

Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos, participou em alguns dos mais populares filmes portugueses dos anos 1940 e 1950 e foi presença assídua na rádio portuguesa e no teatro de revista.

Nasceu em Lisboa em 1926, estreou-se no cinema aos 12 anos no filme "Aldeia da roupa branca" em 1939 ao lado de Beatriz Costa, mas foi como Luisinha, no filme "O Costa do Castelo" em 1943, que ficou popular.

Entrou também em filmes como "O Leão da Estrela"(1947), "Os três da vida airada"(1952), "O grande Elias"(1950) e "Kilas, o mau da fita"(1984), a sua última aparição no cinema.

Também é conhecida por cantar as famosas músicas "A minha casinha" e "Cantigas da Rua", a primeira também tocada por Xutos e Pontapés e a última cantada no filme "O Costa do Castelo", pela própria.

Milú ficará para sempre na história do cinema português.

Gonçalo


A arte do "cartoon"


Já agora e a propósito da tradução em inglês de alguns dos posts (ou a elaboração de resumos deles)... um "cartoon" todo "british" e bem a propósito numa semana em que os americanos - por várias razões, mas muito pela disputa Obama/McCain - absorveram muitas das atenções dos mundos!!...
Iraque

Cartoonist of the Week Featuring Cool Cartoonists and their Cartoon Art
http://www.cartoonworld.org/

By John Marshall

My first job at age 16 was working as a Studio Junior in the Euston area of London for a small company producing advertising mobiles. Since then I have worked in many other Advertising Companies/Studios producing designs, visuals, artwork, illustrations, cartoons and caricatures. In the ‘70s I went freelance as a Visualiser, working in-house for Advertising Agencies, including Doorlands, Saatchi and Saatchi, and a WPP Agency called Perspectives Red Cell.


e, já agora, (até porque a questão está longe de estar resolvida para além de ser da máxima gravidade) também o de cima (já que não consigo colocá-lo aqui ao lado...)


FM

English Articles

Decidimos traduzir alguns posts para Inglês para assim todos poderem entender o que aqui escrevemos. Esperemos que gostem!

A Turma

We decided to translate some posts to English so everyone can understand what we write here. Hope you enjoy!

The Class

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama encarna mudança em vitória histórica nos EUA



Barack Obama, eleito ontem Presidente dos Estados Unidos, beneficiou de uma onda eleitoral para obter uma vitória histórica, prometendo mudança como primeiro afro-americano à frente do país, mas enfrentando desafios enormes, desde a profunda crise económica a duas guerras no Médio Oriente.

Os democratas obtiveram com Obama uma vitória avassaladora, em que reforçaram as suas maiorias nas duas câmaras do Congresso (o Senado e a Câmara dos Representantes), com os eleitores a rejeitarem enfaticamente os oito anos de liderança de George W. Bush.

“Demorou muito tempo a chegar, mas esta noite, por causa do que fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América”, disse Obama, 47 anos, a cerca de 240 mil apoiantes em êxtase reunidos no Grant Park, em Chicago.
05.11.2008 15:27 Reuters, PÚBLICO (adaptado)
http://static.publico.clix.pt/eua2008/

Gonçalo


Jan Vermeer


«Vista de Delft» 1660/61

Jan Vermeer nasceu em 1632 e faleceu em 1675 em Delft, na Holanda.
Nos seus quadros retratava cenas domésticas, onde as personagens praticavam uma actividade quotidiana. À esquerda dos seus quadros provinha sempre uma luz que lhes dava mais sensibilidade.
Sobre a sua vida privada sabe-se que se casou em 1653 e teve 15 filhos. Viveu sempre muito pobre e depois da sua morte foi esquecido até 1866, ano em que a sua obra foi redescoberta e a qualidade do seu trabalho sobre a luz e a sombra serviu de inspiração a muitos artistas.
Apenas se conhecem 35 a 40 obras do pintor holândes.

(Marta)





«A rapariga com o brinco de pérola» 1665 (esquerda)













«O geógrafo» 1669 (direita)










«A aula de música» 1662 (esquerda)






Rembrandt


As três cruzes (1653)


Ronda Nocturna (1640)




Auto-retrato (1642)














Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi um consagrado pintor do século XVII. Nasceu a 15 de Julho de 1606 em Leiden nos Países Baixos. Desde cedo Rembrandt demonstrou inclinação para a pintura. As suas obras surigiram de influências de pintores como Jacob van Swanenburgh e Pieter Lastman. O seu estilo de pintura foi caracterizado por mudanças ao longo da sua vida artística: começou por criar obras ricas em detalhes e de temas religiosos e alegóricos, passando a cenas bíblicas e mitologias dramáticas, a seguir surgiu o interesse pela pintura de paisagens terminando os seus ultimos anos com a pintura de auto-retratos.Deixo aqui algumas das suas obras mais consagradas.

Carolina