segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estradas de macadame

John Loudon McAdam - Foi um engenheiro e construtor de estradas escocês. Inventou um novo processo para construção de estradas, que possibilitou uma maior duração das estradas e maior facilidade de transporte terrestre, a macadamização.

Em 1804 mudou-se para Bristol na Inglaterra e tornou-se fiscal de obras da Bristol Corporation. Nos seus dois tratados escritos em 1816 e 1819 (Remarks on the Present System of Road-Making e Practical Essay on the Scientific Repair and Preservation of Roads), McAdam argumenta que as estradas precisavam de ser elevadas do solo envolvente e construídas a partir de várias camadas de rochas e cascalho de uma forma sistemática.

McAdam foi também nomeado fiscal da Bristol Turnpike Trust em 1816 , onde decidiu refazer as estradas sob o seu cuidado com pedra britada vinculada com cascalho sobre uma base firme de grandes pedras. Um inclinação, tornando a estrada ligeiramente convexa, assegurava que a chuva fosse rapidamente drenada para fora da estrada, em vez de penetrar e danificar os fundamentos da estrada (ainda hoje se faz essa inclinação, mas com asfalto). Este método, foi o maior avanço na construção de estradas desde a época romana, e ficou conhecido como macadame.

A estrada de macadame espalhou-se rapidamente por todo o mundo. A primeira estrada de macadame nos EUA, a National Road, ficou completa em 1830 e as principais estradas da Europa estavam macadamizadas até finais do século XIX.

Esta construção de estradas, serviu então para uma maior facilidade e segurança do transporte terrestre e para a rápida comunicação entre várias localidades, sendo fundamental para a Revolução Industrial, durante o século XIX.










Construção da primeira estrada de macadame nos EUA (1823) de Carl Rakeman


Gonçalo

1 comentário:

  1. Óptimo! Informativo e bem estruturado!A imagem funciona como precioso complemento. FM

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