quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Máquina a vapor

James Watt - Engenheiro, mecânico e inventor escocês nascido em Greenock, foi o inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial.

Aos 19 anos foi para Londres para ser aprendiz de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow sem conseguir o certificado do curso. Porém foi escolhido e contratado para aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow , onde conheceu Joseph Black.


Foi então destacado para recriar a máquina a vapor de Newcomen, então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador. Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor.




Conclusão: Obteve a primeira patente da invenção em 1769. Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor já em 1775, revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a revolução industrial.



Curiosidades: Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um joule por segundo.



Manel

4 comentários:

  1. Óptimo! Informativo e com conteúdo! Poderias tentar aproveitar os recursos do Youtube neste assunto e introduzir 1 ou 2 links! Vamos a isso? FM

    ResponderEliminar
  2. Bom informativo, isso nos da uma idéia de como era a revolução industrial...

    ResponderEliminar
  3. Muito bom,parabéns amei,usei para o meu trabalho!
    Pode ser um texto pequeno,mas cheio de informações

    ResponderEliminar
  4. nossaa amei, me ajudou muito no trabalho
    muitooo informativo

    ResponderEliminar