segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Quino, Mafalda & Cª




Espero que os escrúpulos morais do Felipe não vos tenham influenciado muito... só o q.b. que é fundamental nestas ocasiões... mas como "a função faz o órgão"...
Entretanto chamaria a vossa atenção para o autor - Quino - criador da Mafalda e da sua turma, deveras especial!

Deixo-vos um texto brasileiro que os dá a conhecer de forma breve e eficaz.

E aí por casa: há alguma Mafalda esquecida?

"Numa época em que muitos regimes autoritários pipocavam na América do Sul, nasce uma menina que aparece para contestar as visões sobre a política, moral, economia e cultura do mundo ao seu redor. Ela odeia o racismo, injustiças, as armas nucleares, as ridículas convenções do mundo adulto… e suas falas são principalmente vinculadas a luta dos direitos humanos. Mafalda conversa abertamente com seus pais, dá conselhos para seus amigos e para tudo ela tem uma opinião".
É muito interessante a personagem ser uma criança contestadora, numa época que as crianças não tinham muita vez.(...)
"Os amigos da Mafalda caracterizam toda a sociedade ao seu redor. Uma amiguinha, a Susanita, que quer casar de qualquer jeito, o Manolito que é materialista ferrenho, outros como os sonhadores Felipe e Miguelito… enquanto Mafalda estava ali para contestar tudo que lhe era imposto: até a sopa que sua mãe a obrigava a tomar e ela odiava. Ah, ela amava os Beatles e queria ser “alguém na vida”, fazendo um curso universitário.
O Quino, seu criador, serviu um ano no serviço militar obrigatório, o que lhe deu muita angústia e mais uma força para se expressar a favor da liberdade. A partir de 54 começa a publicar quadrinhos de humor, e só em 64 cria a Mafalda e todo seu universo. Em 1970 um dos livros da personagem é censurado, e uma faixa negra dizia que o livro era permitido apenas para adultos. Em 1973, Quino anuncia que não irá mais publicar tiras inéditas da personagem, porque já achava que ela tinha cumprido seu papel. Mafalda foi traduzida para muitas línguas e encanta todo o mundo até hoje".

Sem comentários:

Enviar um comentário