terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Máquina descaroçadora de algodão

Eli Whitney nasceu em Westboro, Massachusetts, Estados Unidos no dia 8 de Dezembro de 1765 e morreu em New Haven, Connectticut, Estados Unidos no dia 8 de Janeiro de 1825.


Por volta de 1793 Whitney iniciou o estudo para a elaboração da máquina de descaroçar algodão.



Catherine convidou Whitney para a acompanhar na sua plantação de algodão e estudar direito. O que impedia a plantação de aumentar a sua produção era o facto da limpeza do algodão fosse feita manualmente e levava várias horas a ser realizada.


Whitney pensou, se criasse uma máquina que fizesse todo esse trabalho de uma maneira mais rápida, ganharia muito dinheiro. Então Whitney começou a analizar o trabalho manual desempenhado para limpar o algodão e em poucos dias ele elabourou um esboço de um equipamento.


A máquina consistia numa espécie de peneira com um tambor que girava muito próximo dela, fazendo o "papel" dos dedos a puxar o fio. Na superfície do cilindro existiam ganchos que capturavam o fio a partir da semente e uma escova rotativa puxava-os. A máquina conseguia fazer apenas numa hora o que vários trabalhadores conseguiam fazer num dia inteiro.


Devido há impaciência dos plantadores locais de implantar a máquina em suas produções, esta foi copiada e pirateada graças à facilidade com que podeia ser construída.
Daniela

6 comentários:

  1. O trabalho não contem muita informação, mas tentei que ficasse o melhor possível ...
    DM

    ResponderEliminar
  2. Olha que não! Tem o essencial! Quem ficar curioso pode sempre ir à procura, por conta própria, da evolução posterior. FM

    ResponderEliminar
  3. Já vi em um site que a invenção dele foi em 1792. Agora fiquei na dúvida

    ResponderEliminar
  4. Whitney, em 1972.
    Fonte: Cap II do livro "Introdução à Teoria Geral da Administração" de Chiavenato

    ResponderEliminar