Barack Obama, eleito ontem Presidente dos Estados Unidos, beneficiou de uma onda eleitoral para obter uma vitória histórica, prometendo mudança como primeiro afro-americano à frente do país, mas enfrentando desafios enormes, desde a profunda crise económica a duas guerras no Médio Oriente.
Os democratas obtiveram com Obama uma vitória avassaladora, em que reforçaram as suas maiorias nas duas câmaras do Congresso (o Senado e a Câmara dos Representantes), com os eleitores a rejeitarem enfaticamente os oito anos de liderança de George W. Bush.
“Demorou muito tempo a chegar, mas esta noite, por causa do que fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América”, disse Obama, 47 anos, a cerca de 240 mil apoiantes em êxtase reunidos no Grant Park, em Chicago.
05.11.2008 15:27 Reuters, PÚBLICO (adaptado)
http://static.publico.clix.pt/eua2008/Gonçalo
Boa ideia a de acompanhar o presente-passado de "amanhã". Vale a pena acompanhar agora o resto do processo: a reunião do Colégio Eleitoral a 15 de Novembro.
ResponderEliminarTambém será útil conhecer o modo como o eleitorado votou: os jovens e os menos que isso; os negros; os hispânicos, etc.
Vamos a posts sobre isso? FM
boa Gonçalo, tambem gostei da tua informação, continua!
ResponderEliminarCarolina