terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto




Hoje, dia 27 de Janeiro de 2009, comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi neste dia, no ano de 1945 que Auschwitz foi libertado pelo Exército Vermelho. A celebração da data foi introduzidaem 1996 por Roman Herzoz, na altura presidente da Alemanha e declarada, em 2005, pelas Nações Unidas.

Em alguns países Europeus, como a Alemanha, Itália e Reino Unido, existem cerimónias e outros eventos para invocar a memória dos cerca de 6 milhoes de Judeus que morreram nos campos de concentração (mais de 1 milhão em Auschwtz). Estes eventos pretendem não deixar cair em esquecimento as atrocidades cometidas pelo regime Nazi de Adolf Hitler.

Existem ainda muitas pessoas, principalmente mulçumanos que afirmam que o Holocausto simplesmente não aconteceu.


Auschwitz, que funciona como museu, foi considerado Património da Humanidade em 1947, pela UNESCO, passando a ser um dos maiores simbolos do Holocausto (foto de cima.)










Marta

2 comentários:

  1. Acho importante que exista um dia dedicado ao Holocausto para que as pessoas, ao menos uma vez por ano, se lembrem deste terrivel periodo da história e das atrocidades que aí se cometeram e que tanto sofrimento trouxeram para a Humanidade e em particular para os Judeus.
    Celeste

    ResponderEliminar
  2. Excelente Marta! Pela prontidão da resposta, pelo bom texto (faltou a fonte?) e pela preocupação com as fontes fotográficas e o vídeo! O assunto é do mais hediondo que a humanidade já produziu e não pode, de forma alguma, ser esquecido. As gerações novas têm que perceber a dimensão do drama e estar atentas, e trabalhar, para que não se possa repetir.
    FM

    ResponderEliminar