quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Diego Rodriguez de Silva y Velázquez

Dos artistas que o professor nos sugeriu para este trabalho facultativo, ao analisar todos, este artista pareceu-me o mais interessante com obras que gostei bastante, pelo que foi difícil escolher as pinturas que aqui ia deixar, pois gostei de muitas. Se gostarem destas aconselho-vos que vão a este site aqui em baixo para as verem.

http://www.ricci-arte.biz/pt/Diego-Velasquez.htm

Diego Rodriguez de Silva y Velázquez nasceu a 6 de Junho de 1599 em Sevilha e faleceu a 6 de Agosto de 1660 em Madrid. Foi um pintor espanhol, um principal artista da corte do rei Filipe IV de Espanha e um artista formidável, considerado por muitos críticos de arte um insuperável pintor de retratos.
A sua família percebeu a sua vocação quando ele ainda era jovem, então Diego Velázquez tornou-se aprendiz no estúdio de Francisco Pacheco, onde estudou vários anos e ganhou experiência que fez com que o rei tivesse consentimento da sua capacidade artística e o mandasse chamar para pintar um retrato seu. Contente com o resultado o rei nomeou-o pintor real, passando a estar presente nas Cortes. Nos seus retratos Velázquez recorria bastante ao cómico e ao grotesco das personagens tentando destacar a individualidade de cada um.

Ficam aqui algumas das suas pinturas escolhidas por mim.



















Pinturas:

1- The Count-Duke of Olivares on Horseback (1634)

2- Príncipe Felipe Próspero (1659)

3- The surrender of Breda (1634/35)

Fontes utilizadas :

http://www.ricci-arte.biz/pt/Diego-Velasquez.htm

http://www.wikipedia.org/


Carolina

1 comentário:

  1. Bem! Um senão: os links não estão activos. Pena não teres colocado os títulos/datas dos quadros escolhidos; sem eles ficam despidos, perdem-se incógnitos. Dará para melhorar nestes aspectos o post? FM

    ResponderEliminar