quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Tear Mecânico



O tear mecânico é um dos principais símbolos da Revolução Industrial (séc. XVIII), estando também na origem da história da inteligência artificial. Sob esse aspecto inaugural, a história do tear vincula-se a dois fracassos. Edmund Cartwright (1743-1823), inventor inglês do primeiro tear mecânico, fracassou na ideia de comercializar industrialmente as máquinas que criara. Outros, entretanto, obtiveram sucesso, como o francês Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), que inventou, em 1801, um sistema de automatizar a tecelagem por meio de cartões perfurados que serviam de guia para a máquina tecer os padrões de cores dos brocados de seda produzidos. Foi para fábricas têxteis como esta que Goya criou uma série de tapetes de grande beleza. Inspirado no tear de Jacquard, o matemático inglês Charles Babbage (1792-1871) projectou, em 1822, uma máquina analítica precursora dos primeiros computadores. Esta usava os cartões perfurados como mecanismo de entrada e saída de dados. Porém, o projecto de Babbage, que exigia peças de alta precisão para a época, não foi adiante. Melhor sorte teve o contador norte-americano Herman Hollerith (1860-1929), fundador da International Business Machine (IBM), que aplicou o sistema Jacquard-Babbage nas máquinas de calcular utilizadas no censo de 1890 dos Estados Unidos, três vezes mais rápidas que as calculadoras existentes até então. A era dos computadores velozes estava apenas a avançar nos primeiros passos.



Filipe Santos

21 comentários:

  1. Interessante pelas ligações que faz a outras realizações e inventores/estudiosos. Mas sobre o tear mecânico em si creio que fica pouco... Que tal mais uns toques? FM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um tear é um aparelho mecânico ou eletromecânico empregado para fins de tecelagem. Entre as variedades existentes, há o tear de pente liso e o tear de tricô (ou de pregos). Uma variedade de importância histórica é o tear de Jacquard.

      Eliminar
  2. queria saber oq e o tear mecanico

    ResponderEliminar
  3. Essa biografia me ajudou muito em um trabalho de história!!!
    Vlw aí gente

    ResponderEliminar
  4. Vlw Vou tirar 10 no trabalho

    ResponderEliminar
  5. ajudou muito para fazer uma pesquisa
    muito obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Obrigadaa!
    Ajudoou viu!

    ResponderEliminar
  7. ajudou a fazer minha pesquisa!!
    obrigada!!

    ResponderEliminar
  8. Vle fera... me ajudou muitoo...é nóis RACIONAI'S

    ResponderEliminar
  9. valeu ñ sei o que faria se vc ñ tivesse postado esse show de informações

    ResponderEliminar
  10. eu queria saber qual a participaçao o tear mecanico teve na revoluçao industrial?

    ResponderEliminar
  11. VLW ai fera ajudou bastante no meu trabalho de robótica , obrigadão....

    ResponderEliminar
  12. o que seria a tear mecanico hoje?

    ResponderEliminar
  13. pouco sobre o tear
    mais vlw

    ResponderEliminar
  14. Muito bom...vou tirar uma nota muito boa nesse trabalho!

    ResponderEliminar
  15. obrigado...
    agora sim a nota vai ser 10
    :D

    ResponderEliminar
  16. anónimo;a energia térmica o grande marco da utilização da energia aconteceu no séc.XVIII qdo. descobriu que o carlor era capaz de produzir vapor e pressão o aquecimento de água com fogo,trens e máquinas movidas a força física em forma mecânica ref. ao inicio da Revolução Industrial ex.locomotivas a vapor {TEAR MECÃNICO}.

    ResponderEliminar
  17. MUITO OBRIGADO PELA PESQUISA FOLLOW

    ResponderEliminar