quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

William Hogarth

Um dos muitos pintores que estão referidos no nosso manual de História é William Hogarth. Decidi assim fazer um pequeno trabalho sobre ele.



Auto-retrato, 1745



William Hogarth foi um pintor e iltustrador inglês que nasceu em Londres a 10 de Novembro de 1697. Muitos dos seus trabalhos satirizavam a política contemporânea e as alfândegas. Ilustrações de tal estilo são muitas vezes referidas como Hogartianas. Sofrendo com a pirataria das suas gravuras mais populares, conseguiu em 1735 a aprovação de uma lei sobre direitos de autor, conhecida por Lei de Hogarth, e oficialmente como Engravers' Copyright Act. Dois dos trabalhos mais ambiciosos de Hogarth, embora pouco característicos da sua obra, são os murais The Good Samaritan e The Pool of Bethesda pintados na escadaria do Hospital de São Bartolomeu em Londres. Estes murais foram executados no estilo grande, um estilo barroco muito ornamental, que utilizava assuntos mitológicos, muito popular na arte francesa e italiana da época.















The pool of Bethesda, 1736

The Good Samaritan, 1737


Em 1743 Hogarth terminou as seis pinturas intituladas Marriage à la Mode, e em 1745 seguiram-se as gravuras baseadas nestas pinturas. A sátira de Hogarth ao casamento por dinheiro, os detalhes sobre a vida das classes abastadas, a sua mestria na apresentação de cenas complexas encontram provavelmente a sua mais alta expressão nesta série, considerada o seu trabalho de maior qualidade.


















Marriage à la mode, 1745



Nota acerca desta pintura: Esta imagem encontra-se no nosso manual de História, Cadernos de História B2 (página 31), e como lá é referido nesta imagem satiriza-se os casamentos da época feitos por conveniência entre os progenitores dos jovens que iriam contrair matrimónio. Para o nobre, um casamento deste tipo representava muitas vezes o pagamento de dívidas ou a entrada de dinheiro na família, enquanto para o burguês era um processo eficaz de nobilitação e ascensão à posição e benefícios da nobreza.


Entre os seus melhores retratos encontram-se o de Garrick as Richard III (1745) e The Shrimp Girl (c.1740-43). A última gravura de Hogarth The Bathos (que pretendia ser um trabalho de despedida) foi publicada em 1764. Nesse mesmo ano William Hogarth morreu.





















The Bathos, 1764




Curiosidade:

Foi criado um livro (por david Dabydeen) e um filme (por Justin Hardy), chamados " A Harlot's progress" baseados na relação amorosa que William Hogarth teve com uma prostituta.




























Capa do livro "A Harlot's progress" por David Dabydeen, 1999


























" A Harlot's progress" por Justin Hardy, 2006

Fontes utilizadas:

http://www.wikipedia.org/

www.netsaber.com.br/biografias




Carolina

2 comentários:

  1. Excelente! Oportuno, cheio de conteúdo e muito bem documentado (só faltou a refª às fontes...). FM

    ResponderEliminar
  2. professor não deve ter reparado mas eu pus as fontes no fim do post

    Carolina

    ResponderEliminar