Hoje, dia 27 de Janeiro de 2009, comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi neste dia, no ano de 1945 que Auschwitz foi libertado pelo Exército Vermelho. A celebração da data foi introduzidaem 1996 por Roman Herzoz, na altura presidente da Alemanha e declarada, em 2005, pelas Nações Unidas.
Em alguns países Europeus, como a Alemanha, Itália e Reino Unido, existem cerimónias e outros eventos para invocar a memória dos cerca de 6 milhoes de Judeus que morreram nos campos de concentração (mais de 1 milhão em Auschwtz). Estes eventos pretendem não deixar cair em esquecimento as atrocidades cometidas pelo regime Nazi de Adolf Hitler.
Existem ainda muitas pessoas, principalmente mulçumanos que afirmam que o Holocausto simplesmente não aconteceu.
Auschwitz, que funciona como museu, foi considerado Património da Humanidade em 1947, pela UNESCO, passando a ser um dos maiores simbolos do Holocausto (foto de cima.)
Marta
Acho importante que exista um dia dedicado ao Holocausto para que as pessoas, ao menos uma vez por ano, se lembrem deste terrivel periodo da história e das atrocidades que aí se cometeram e que tanto sofrimento trouxeram para a Humanidade e em particular para os Judeus.
ResponderEliminarCeleste
Excelente Marta! Pela prontidão da resposta, pelo bom texto (faltou a fonte?) e pela preocupação com as fontes fotográficas e o vídeo! O assunto é do mais hediondo que a humanidade já produziu e não pode, de forma alguma, ser esquecido. As gerações novas têm que perceber a dimensão do drama e estar atentas, e trabalhar, para que não se possa repetir.
ResponderEliminarFM