terça-feira, 6 de janeiro de 2009


O Absolutismo

O Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa, normalmente um monarca, deve deter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral.
Em Portugal, o absolutismo passou por várias fases de desenvolvimento num sentido crescente do aumento de autoridade e concentração do poder nas mãos dos reis. Contudo, não se pode determinar com muita precisão o período em que a monarquia portuguesa já se encontra estruturada em bases absolutistas. Outrora, devemos entender o regime absolutista português como um processo de longa duração.
Durante os séculos XVI e XVII, diversos pensadores procuraram justificar o poder absoluto dos monarcas. A principal obra de Nicolau Maquievel, "O príncipe", escrita para responder a um questionamento a respeito da origem e da manutenção do poder, influenciou os monarcas europeus, que a utilizaram para a defesa do absolutismo. As acções do Estado são regidas pela racionalidade e não pela moral.

Filipe Santos

1 comentário:

  1. Texto pessoal com dados da pesquisa e positivo. Julgo que podes melhorar o sentido do período q começa por "outrora"; julgo q fica incompleto se não o levares até ao século XVIII e, uma vez que referes Portugal, fizeres referências a D. João V e D. José I, para além de D. Pedro II ainda no XVII. Valeu? FM

    ResponderEliminar