quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


Marc-Antoine Charpentier

Marc-Antoine Charpentier é talvez aquele compositor barroco que talvez tenha criado a obra mais conhecida : é autor do famoso hino da Eurovisão, que é a introdução do seu "Te Deum" (hino católico atribuído a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho). Sem dúvida, do barroco Francês do séc. XVII, é o compositor mais importante depois de Lully, apesar de depois a morte deste ter permanecido ainda sob a sua sombra. Nascido em Paris no ano de 1643, adquiriu a sua formação musical superior em Roma até 1670.

Vindo de Itália, em Paris empregou-se ao serviço da Madame du Guise, que o teve ao seu serviço até 1688. Também serviu o Delfim como seu compositor de capela desde 1670, até meados da década de 1680. Em 1683, concorreu ao posto de mestre da capela de Luís XIV, foi apurado na primeira selecção, mas por motivos ainda desconhecidos (muito provavelmente por causa de uma doença doença) não compareceu à segunda audição, e não obteve o cargo. No entanto, depois de ter deixado de prestar serviço ao Delfim, obteve o cargo de director musical da importante igreja jesuíta de Saint-Louis, cargo que exerceu até à década de 1690. Finalmente, foi nomeado como mestre de música da Saint-Chapelle, em 1698, cargo que exerceria até ao fim da sua vida.

A sua obra é maioritariamente religiosa, mas compôs absolutas obras-primas no domínio lírico. Neste âmbito, criou musicas de cena para peças de teatro, como as partituras para "Le mariage forcé" e "Les fous divertissants".

Charpentier ocupa no séc. XVII um importantíssimo lugar, pois representa a mais bem sucedida tentativa de ruptura com a tradição musical de Lully no domínio da "Tagédie Liryque", uma vez que este tinha obtido o monopólio das produções até à sua morte, e depois deste mais nenhum compositor conseguira criar uma ópera com sucesso igual às de Lully.



Filipe Santos

1 comentário:

  1. Bem! Podes melhorar o post com a referência à obra que colocaste. Dá? FM

    ResponderEliminar