terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mozart - 253 anos do nascimento



Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo a 27 de Janeiro de 1756 e faleceu no dia 5 de Dezembro de 1791 em Viena com apenas 35 anos. Foi compositor austríaco e executante da música erudita do Período Clássico.


Mozart foi uma criança prodígio. Filho de uma família musical burguesa, começou a compor minuetos para cravo com a idade de cinco anos. O seu pai Leopold Mozart foi também compositor, embora de menor relevo. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu enquanto criança foram duetos e pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas em conjunto com a sua irmã, Maria Anna Mozart, conhecida por Nannerl.


Em 1763 o seu pai levou-o a ele e à irmã Nannerl, então com 12 anos, numa viagem pela França e Inglaterra. Em Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, último filho de Johann Sebastian Bach, que exerceria grande influência nas suas primeiras obras.


Entre 1770 e 1773 visitou Itália por três vezes. Lá, compôs a ópera Mitridate, re di Ponto que obteve um êxito apreciável. A eleição, em 1772, do conde Hieronymus Colloredo como arcebispo de Salzburgo mudaria esta situação. A Sociedade da Corte vienense implicava com a origem burguesa e os modos de Mozart, e Colloredo não admitia que um mero empregado - que era o estatuto dos músicos, nessa época - passasse tanto tempo em viagens ao estrangeiro. O resto dessa década foi passado em Salzburgo, onde cumpriu os seus deveres de "Konzertmeister" (mestre de concerto), compondo missas, sonatas de igreja, serenatas, divertimentos e outras obras.


Em 1781, Colloredo ordena a Mozart que se junte a ele e à sua comitiva em Viena. Insatisfeito por ser colocado entre os criados, pediu a demissão. A partir daí passa a viver da renda de concertos, da publicação das suas obras e de aulas particulares, sendo pioneiro nessa tentativa autónoma de comercialização da sua obra. Inicialmente tem sucesso, e o período entre 1781 e 1786 é um dos mais prolíficos da sua carreira, com óperas (Idomeneo - 1781, O Rapto do Serralho - 1782), as sonatas para piano, música de câmara (especialmente os seis quartetos de cordas dedicados a Haydn) e principalmente com uma deslumbrante sequência de concertos para piano. Em 1782 casa com Constanze Weber, irmã mais nova de Aloisia Weber Lange, cantora lírica por quem Mozart se apaixonara poucos anos antes.


A partir de 1786 a sua popularidade começou a diminuir junto do público vienense, o que agravaria a sua condição financeira. Isso não o impediu de continuar a compor obras-primas, como Quintetos de cordas, Sinfonias, e um Divertimento para Trio de Cordas, mas nos seus últimos anos a sua produção diminuiu devido a problemas financeiros, à precariedade da sua saúde e da sua esposa Constanze.


Em 1791 compõe as suas duas últimas óperas: A Flauta Mágica e A Clemência de Tito, o seu último concerto para piano e o belo Concerto para clarinete em lá maior. Na primavera desse ano, recebe a encomenda de um Requiem. Contudo, a trabalhar noutros projectos e com a saúde cada vez mais enfraquecida, morre à 1h da manhã a 5 de Dezembro, deixando a obra inacabada. Mozart foi enterrado numa vala comum, no cemitério de São Marx, em Viena. Até hoje não se sabe ao certo o local exacto de seu túmulo.


wikipédia (adaptado)


Gonçalo


1 comentário:

  1. Para mim mozart foi o melhor e sempre sera mas a coisa que me faz dizer que mozart e o melhor e que nunca vi uma pessoas a tocar cravo aos 3 anos e aos 4 anos cravo e violino e aos 5 anos a compor a sua primeira sinfonia e aos 7 anos a primeira melodia e aos 12 anos a sua primeira opera completa por isso e que eu digo ningem vai ser igual a mozar tambem porque perdeu sua mae em paris perdeu o cargo de mestre da capela e perdeu 4 filho que nem chegavam a ter 1 ano e ponto final .

    ResponderEliminar