quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

123 anos do primeiro automóvel a motor

Faz hoje 123 anos (1886) que Karl Benz patenteou o primeiro automóvel a motor, movido a gasolina.


Karl Benz (Karlsruhe, 25 de Novembro de 1844 - Ladenburg, 4 de Abril de 1929) criou em 1871 a sua empresa Benz & Co.

Assegurado financeiramente, começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria o seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.(A Daimler era a empresa rival da Benz & Co. Mais tarde viriam a juntar-se).

Em 1886, recebeu uma patente pelo veículo e introduziu o seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público. Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos: o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz (mulher de Karl Benz) também utilizou para a sua primeira viagem de longa distância. Desde então, Karl Benz aumentou bastante a sua produção, criando cada vez mais e melhores automóveis, levando em 1926 à união da sua empresa com a Daimler, formando a actual Daimler AG à qual pertence a marca mais conhecida Mercedes-Benz.


Benz Patent Motorwagen 1886 (Replica). O primeiro automóvel realmente movido por um motor de combustão interna.



























Benz Velo 1894.




http://www.daimlerchrysler.com.br/historia/biografia/karl/cenbiografiakarl.htm


Mercedes-Benz Portugal


Gonçalo

1 comentário:

  1. Óptimo! Dá para pensar: um dos instrumentos-símbolos da nossa civilização industrial e só 120 anitos... "Ainda só vai no adro, a procissão"! FM

    ResponderEliminar