quarta-feira, 3 de dezembro de 2008



Water Frame




Em 1767, Richard Arkwright, um cabeleireiro de poucas posses, decidiu contratar John Kay para lhe construir um aparelho de fiação destinada à indústria têxtil.

A máquina de Arkwright envolveu 3 conjuntos de cilindros emparelhados com velocidades diferentes. Enquanto os cilindros produziam os fios com a espessura correcta, um conjunto de fusos torciam as fibras firmemente, produzindo um linho muito mais forte do que qualquer outra máquina da época, tecendo 128 fios de cada vez e não necessitando de mão-de-obra especializada.

Arkwright tentou utilizar a força dos cavalos para por a máquina a funcionar, porém, foi impossivel. Optou então, em 1769, trabalhar com a força da água, ´daí deriva o nome Water Frame.

Juntamente com sócios, construiu uma fábrica têxtil nas margens do rio Derwent, na regiao de Derbyshire, um rio que nunca gelava e que iria por os aparelhos de fiação a trabalhar. Richard Arkwright construiu casas à volta da fábrica para albergar os 1900 trabalhadores que viria a ter.

A Water Frame levou aosucesso do sistema de produção em massa, marca da Revolução Industrial.


Arkwright's machine involved three sets of paired rollers that turned at different speeds. While these rollers produced yarn of the correct thickness, a set of spindles twisted the fibres firmly together.













Richard's industry



Marta

3 comentários:

  1. Óptimo! Vejo que conseguiste fontes adequadas! Bom conteúdo! Daria para algum link que encaminhe para alguma peça de Museu ou para animação do seu movimento? Youtube? FM

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto, e espero que esteja certo porque usei ele para uma atividade valendo nota :D Beijinhos (L) Marina

    ResponderEliminar
  3. ERROS DE ORTOGRAFIA graves, mas o conteúdo é espetacular

    ResponderEliminar