quinta-feira, 5 de março de 2009

Josef Stalin


Faz hoje 56 anos da morte de Josef Stalin, foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética desde 1922 até 1953 ano da sua morte, sendo assim o líder da União Soviética.

Josef Stalin nasceu em Gori a 18 de Dezembro de 1878 e morreu em Moscovo a 5 de Março de 1953.

Nascido numa pequena cabana na cidade georgiana de Gori e filho de uma costureira e de um sapateiro, o jovem Stalin teve uma infância difícil e infeliz. Chegou a estudar num colégio religioso de Tiflis, capital georgiana, para satisfazer os anseios de sua mãe, que queria vê-lo seminarista. Mas logo acabou por enverdar pelas actividades revolucionárias contra o regime tsarista. Passou anos na prisão (por organizar assaltos, num dos quais 40 pessoas foram mortas) e, quando libertado, aliou-se a Vladimir Lenin e outros, que planeavam a Revolução Russa.

Antes da Revolução Russa de 1917, Stalin era o editor do jornal do partido, o Pravda ("A Verdade"), mas teve uma ascensão rápida, tornando-se em Novembro de 1922 o Secretário-geral do Comité Central, um cargo que lhe deu bases para ascender aos mais altos poderes. Após a morte de Lenin, em 1924, tornou-se a figura dominante da política soviética – embora Lenin o considerasse apto para um cargo de comando, ignorava a astúcia de Stalin, cujo talento quase inigualável para as alianças políticas lhe rendera tantos aliados quanto inimigos. Seus epítetos eram "Guia Genial dos Povos" e "O Pai dos Povos".



Stalin, Lenin e Kalinin em 1919



Stalin chegou ao posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética em 1922 e, por conseguinte, foi o chefe de Estado da URSS durante cerca de um quarto de século, transformando o país numa superpotência.

De modo a transformar o país numa superpotência, Stalin pôs em práctica os planos quinquenais, que consistiam na planificação da economia de 5 em 5 anos. Estes planos serviram para aumentar a produção agrícola e a produção industrial, acelerar o crescimento através de transportes ferroviários e desenvolver a indústria química, com especial incidência em assuntos bélicos, devido à 2ª Guerra Mundial.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Stalin (URSS) aliou-se à Churchill (Inglaterra) e a Roosvelt (E.U.A.), depois de Hitler ter quebrado o pacto Ribbentrop-Molotov que assegurava a divisão do território da Polónia entre nazis e soviéticos. Deste modo, a URSS, foi o principal país a derrubar o regime nazi.

Em 5 de Março de 1953, Stalin morreu de hemorragia cerebral facto que, segundo muitos, ainda merece uma profunda investigação; existem aqueles que acreditam que ele foi assassinado. Os mais destacados historiadores mundiais, no entanto, ainda consideram que Stalin morreu de causas naturais.

Malenkev assume o governo após a morte de Stalin mas, devido às posições que defendia, foi forçado a renunciar à liderança do Partido em 13 de Março, sendo sucedido por Nikita Khruschev em Setembro.

Video com a propaganda de Stalin/URSS e com o hino da URSS:



fontes:
wikipédia
youtube
Gonçalo Faria

Gonçalo

13 comentários:

  1. Boa ideia! Trata-se de mais uma efeméride e de um político que estudaremos no 11º ano. Atenção que Lenine conhecia o carácter violento de Estaline e bem tentou evitar que ele assumisse o poder... Mas veremos isso melhor depois.
    FM

    ResponderEliminar
  2. Isso é demais pq tem tudo sobre josef Stalin

    obrigada

    ResponderEliminar
  3. gostei do documentario mas falto mas coisas,ele foi mas q um lider ele foi o pai, mestre,marechal de campo ,pai do povo soviético ,nosso grande guia acima de td pai da revoluçao russa acima mesmo ate de lenin oq seria do povo soviético sem stalin nosso grande pai

    ResponderEliminar
  4. nossa voces nao expricam nada serto ki merda!

    ResponderEliminar
  5. humm,mais que cara mais sem graca,brincadeira, essa historia e complicadissima ta loko pra fzr um resumo leva 2:00 horas ,uff fala serio!

    ResponderEliminar
  6. nossa meu deus que biografia em mais pfaze um resumo mó dificuldade afs*-*-* =/

    ResponderEliminar
  7. fera a história dele =/=/*-*-*-*-*-*-*-*

    ResponderEliminar
  8. legal achei o que tava procurando para terminar a minha pesquisa de escola que vou entregar amanhã muito obrigado!

    ResponderEliminar
  9. meu muito legal firmeza vou vim fazer munhas pesquisas de escola aqui valeu mesmos!

    ResponderEliminar
  10. quer dizer minhas pesquisas em vez de munhas pesquisa ! kkkkkkk

    ResponderEliminar
  11. Quero deixar claro que Stalin não merece nenhum elogio, pois ele perseguiu cristãos, não jhá o que elogiar, pois, quem não respeita a religião e crenças do seu povo e dos demais povos, jamis respeitará á si mesmo...

    ResponderEliminar
  12. amei lançarei no jornal do meu tio

    ResponderEliminar