quarta-feira, 4 de março de 2009

Maria Antonieta (1755-1793)

Devido ao tema leccionado da revolução francesa fiz este trabalho sobre esta senhora.


Um dia depois do terrível terramoto que abalou a cidade de Lisboa, nascia em Viena, a 2 de Novembro de 1755, a arquiduquesa Maria Antonieta Josefa Joana Von Habsburgo-Lorena.


Maria Antonieta era a filha mais nova de Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco Estêvão de Lorena, respectivamente, rainha soberana da Áustria e imperador do Sacro Império Romano Germânico.




Curiosidade:

Ainda é conhecido hoje em dia o seu noivado com Mozart, o grande compositor, que, sendo então apenas uma criança de 5 anos, acreditava ingenuamente estar noivo da formosa filha dos soberanos do Sacro Império Romano-Germânico.


Sendo filha da Imperatriz da Áustria, Maria Antonieta estaria vocacionada a exercer alguma influência política na França. Casou em 1770, com apenas catorze anos, tornando-se rainha com dezoito anos ou seja quatro anos depois, quando o seu marido foi coroado rei Luís XVI.
No início da sua vida em Versalhes, Maria Antonieta usou sua nova posição para criar uma certa "fantasia". Dispensou boa parte das damas de companhia, e povoou a corte de gente jovem e elegante. A Rainha adorava organizar corridas de cavalo, e se divertia em passeios de carruagem. Estas, por ordem dela, corriam a toda velocidade.
O que mais fascinava Maria Antonieta, entretanto, eram as festas das noites parisienses, e a animação das mesmas. Frequentava óperas, teatros, e participava em bailes. Nestes, as mulheres compareciam mascaradas. Assim, podia se misturar com plebeus, sem ser, no entanto, reconhecida.


Em 1774, com a morte de Luis XV, seu marido Luís Augusto foi coroado como Luís XVI. O povo a amava mas ainda era vítima de piadas por não gerar um filho. Entretanto, em 1781 Maria Antonieta teve sua primeira filha, Maria Teresa Carlota.

























Maria Antonieta com três dos seus quatro filhos


Tendo desautorizado as reformas financeiras propostas por Turgot e Necker, os seus inimigos apelidaram-na de "a austríaca", "madame" ou "rainha do déficit". O escândalo provocado pelo caso do colar de diamantes e a campanha de panfletos denegrindo a sua imagem levou-a a um certo isolamento, deixando de receber audiências de nobres e literatos, o que a afastou ainda mais da alta sociedade francesa.


Nota:


O Caso do colar da Rainha foi um caso ocorrido por volta de 1785, na corte de Luís XVI de França, envolvendo involuntariamente a rainha Maria Antonieta, mas que danificou muito a sua reputação pública nas vésperas da Revolução francesa. (se quiserem um maior esclarecimento acerca deste caso devem clicar em "o caso do colar de diamantes" onde todo este incidente está bem explicitado)


























Documento alusivo ao processo do caso do colar de diamantes


Em 1789, a família real foi detida no palácio de Versailles e levada pelos revolucionários para o Palácio das Tulherias. Ficou aí detida com seu marido e filhos, até que, em 1792, com o auxílio do conde Axel Fersen, foi tentada uma fuga, mas foram reconhecidos e detidos quando passavam em Varennes. Esse episódio ficou conhecido como a "Noite de Varennes".


Nota:

A chamada Fuga de Varennes foi a tentativa frustrada de evasão de Luís XVI de França e sua família, de 20 a 21 de junho de 1791. (mais pormenorizado no link "Noite de Varennes")

















Imagem relacionada com a fuga de Varennes


Durante a Revolução, os seus inimigos alegavam que ela recusava as possibilidades de acordo com os moderados, procurando que o rei favorecesse os extremistas para inflamar mais a batalha. Depois da fuga e prisão em Varennes, alegavam também que ela procurava romper um conflito bélico entre França e Áustria, esperando a derrota francesa.
Depois da execução de Luís XVI, Maria Antonieta ficou conhecida como "Viúva Capeto", sendo condenada à morte por traição, morrendo na guilhotina em 16 de Outubro de 1793.




Imagem que caracteriza a execução do rei D. Luís XVI

Seu corpo foi colocado numa fossa comum ao lado de seu marido e após o regresso dos Bourbons, após a derrota de Napoleão, os corpos foram sepultados na Basílica de Saint-Denis (perto de Paris) e no sítio da fossa comum foi edificada a "Capela Expiatoire".



























Basílica de Saint-Dennis



Curiosidades:

Até ao momento, os dois principais filmes sobre a vida da rainha são:

  • Marie Antoinette de 1938, cujos actores principais são Norma Shearer, no papel de Maria Antonieta e Tyrone Power, como Conde Axel Von Fersen, e direção de W. S. Van Dyke.





  • Marie Antoinette de 2006. Neste foram usados cenários como o Palácio de Versalhes, inclusive quartos proibidos para visita normal do público. A direção e o roteiro do filme são de Sofi Coppola. O papel principal coube a Kirsten Dunst.
















Descobri também que existe uma versão de Maria Antonieta em barbie.





Fontes:

wikipédia

google

Carolina

7 comentários:

  1. o filme "Marie Antoinette" de 2006, na minha opinião, explica bem a vida da Maria Antonieta. Eu tenho o filme, se quiseres posso-te dar :)

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. eu quero :D
    gostei do poste :)

    ResponderEliminar
  3. por acaso Gonçalo, gostava que me emprestasses o filme , um dia :)

    Carolina

    ResponderEliminar
  4. Óptima ideia! Oportuna! Vi o filme quando passou no CAE e confesso que já me escapou muita coisa. Não adorei por aí além, mas tem um óptimo trabalho de reconstituição histórica em pormenores do quotidiano, das tontices de toda aquela gente que parasitava na Corte. Penso que é no lado dramático que o filme falha, mas precisava de o voltar a ver...
    Que tal combinarem e verem-no em grupo, uma tarde de sábado destas, em casa de alguém, com um lanchinho pelo meio e um debate no final? Pensem nisso!
    FM

    ResponderEliminar
  5. Assisti o filme por diversas vezes e achei-o excepcionalmente lindo, explêndido .Uma obra de arte; apesar de que existem alguns pontos contrastantes entre a produção e a realidade dos fatos. Tenho uma predileção expecial por esta linda rainha, identifico-me muito com aquele estilo de vida e lamento imensamente que aquela revolução canalha e ignobil tenha transformado o mundo neste caus de suposta igualdade; espero alcançar o dia em que haveram de retornar os valores da grande classe e suprimir esta vulgaridade que ai esta, apesar de que jamais poderam ser reparadas as injustiças terriveis dirigidas aquela doce, gentil, linda e gloriosa dama que foi Maria Antonieta, um exemplo para as mulheres em termos de porte, elegancia, sofisticação e estilo, sempre a rainha do meu coração
    ASS. alguem que gostaria de ter vivido aquela época tão galante

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo seu post! Os da Maria Antonieta e algumas curiosidades da Barbie! O de Antonieta, li completo! Muito bom e prende a atenção dando fatos importantes e interessantíssimos!
    Parabéns!

    Murilo.

    ResponderEliminar
  7. esse filme de sofia coppola é maravilhoso,bem melhor do que o de 1938!

    ResponderEliminar