terça-feira, 24 de março de 2009

"Quilombos"

Como na aula de História falamos sobre a abolição da escravatura, optámos por fazer um post sobre os “quilombos”, directamente relacionados com a matéria.

Os quilombos eram comunidades de escravos fugitivos, que se formaram no Brasil.
Escondidos nas matas, selvas ou montanhas, esses núcleos transformaram-se em aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio, tendo alguns mesmo prosperado e desafiado, em combate, as autoridades.

Segundo os registos existem quilombos nos seguintes estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os seus habitantes, denominados de "quilombolas", eram originalmente agrupamentos de ex–escravos fugidos de seus senhores desde os primeiros tempos do período colonial. Em algumas épocas e locais, tentaram reproduzir a organização social africana, inclusive com a escolha de reis tribais.

Embora a abolição tenha sido oficialmente alcançada, no Brasil, em 13 de Maio de 1888, alguns desses agrupamentos (“quilombos”) chegaram aos nossos dias, graças ao seu isolamento.

Vídeo que mostra a fuga dos escravos no Brasil:


Fontes:
Wikipédia
youtube
google (imagens)

Gonçalo e Manel :D

Sem comentários:

Enviar um comentário