sexta-feira, 6 de março de 2009

William Carr Beresford (1768-1854)

William Carr Beresford foi um militar irlândes severo e disciplinador, enviado pela Grã-Bretanha para reorganizar o exército português, após a primeira invasão francesa, preparando-o para resistir às tropas napoleónicas. Anteriormente, tinha sido governador e comandante-chefe, durante seis meses, na Madeira, para evitar a ocupação da ilha pelos franceses. Rejeitava as novas ideias liberais, imaginava conspirações e reprimia-as severamente.






Serviu o seu país em diferentes batalhas:


  • no Exército britânico em Toulon (1793)



  • foi coronel do 88º Regimento no Egipto (1801)



  • foi brigadeiro no Cabo da Boa Esperança (1806)



  • ocupou a Madeira (1807)



  • fez uma expedição a Corunha (1809)

Encontrando o exército desfalcado em Portugal pela ausência dos comandos no Brasil e na Legião Portuguesa, e pela relativa velhice e ineficácia de muitos dos oficiais recorreu à atribuição de comandos a oficiais britânicos. Como outras medidas, Beresford criou os depósitos de recrutamento em Peniche, Mafra e Salvaterra; presidiu à distribuição das novas armas e equipamentos, introduziu Ordens do Dia para informar o exército e apurar a disciplina: tanto mandatos de prisão e de execução sumária sem julgamento em tribunal militar, como louvores e promoções por mérito. João Pedro Ribeiro chamou-lhe moderador e animador do exército.




Em 1817, após rumores de uma conspiração que pretendia o regresso do rei e que se manifestava contrária à presença inglesa, mandou matar os conspiradores (entre eles o general Gomes Freire de Andrade). Em 1820, deslocou-se, pela segunda vez, ao Brasil para pedir mais poder a D. João VI.



No regresso do Rio de Janeiro pela nau Vengeur, fundeada no Tejo em 10 de outubro, Beresford foi impedido pela Junta de desembarcar em Lisboa e regressou à Grã-Bretanha.




Comentário relativo à viagem de Beresford ao Brasil:


"Não pequeno susto causou no Rio a vinda inesperada de Beresford. Convocou imediatamente D. João o seu conselho. Achada a fórmula para a solução do momento, reformou-se a constituição da Regência, reduzindo-lhe as funções ao meramente administrativo e concentrando a autoridade política nas mãos de um delegado imediato do soberano, com o título de marechal-general junto à sua real pessoa. Fizeram então voltar para Lisboa o marechal Beresford investido de tão alto posto, como se respondessem assim aos clamores do povo português - entregando-o à tutela humilhante, ao arbítrio e às truculências daquele estrangeiro."


Rocha Pombo, História do Brasil














Fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.infopedia.pt/
http://www.google.com/


Carolina

1 comentário:

  1. Óptimo! Ligado à matéria e portanto bem oportuno! Foi só pena não teres explicado melhor a que Junta te referias quando referes que ela impediu o desembarque do inglês.
    FM

    ResponderEliminar