domingo, 8 de março de 2009

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Este dia é celebrado devido aos objectivos alcançados pela mulher quer a nível económico, político ou social.


A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta no século XIX, durante o processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.


Alguns marcos importantes a considerar:



28 de Fevereiro de 1909: foi comemorado o primeiro Dia Internacional da Mulher, nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América

1910: primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista; estabelecimento do Dia Internacional da Mulher

1911: esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março.

1975: Ano Internacional da Mulher; a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.




















Fontes:
wikípédia
google

Carolina

1 comentário:

  1. Muito oportuno e importante!É muito controversa esta ideia de um Dia da Mulher sem um correspondente Dia do Homem: há quem ache que isso é mais um elemento discriminatório num terreno que pretende precisamente o contrário. Não sei o que pensam sobre isso? Daria para uma troca de pontos de vista?
    Duas pequenas notas: creio que no segundo parágrafo querias escrever "XIX" e não XX; depois será que o Dia se justifica por a mulher ter alcançado os seus objectivos?
    FM

    ResponderEliminar