segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Quino, Mafalda & Cª




Espero que os escrúpulos morais do Felipe não vos tenham influenciado muito... só o q.b. que é fundamental nestas ocasiões... mas como "a função faz o órgão"...
Entretanto chamaria a vossa atenção para o autor - Quino - criador da Mafalda e da sua turma, deveras especial!

Deixo-vos um texto brasileiro que os dá a conhecer de forma breve e eficaz.

E aí por casa: há alguma Mafalda esquecida?

"Numa época em que muitos regimes autoritários pipocavam na América do Sul, nasce uma menina que aparece para contestar as visões sobre a política, moral, economia e cultura do mundo ao seu redor. Ela odeia o racismo, injustiças, as armas nucleares, as ridículas convenções do mundo adulto… e suas falas são principalmente vinculadas a luta dos direitos humanos. Mafalda conversa abertamente com seus pais, dá conselhos para seus amigos e para tudo ela tem uma opinião".
É muito interessante a personagem ser uma criança contestadora, numa época que as crianças não tinham muita vez.(...)
"Os amigos da Mafalda caracterizam toda a sociedade ao seu redor. Uma amiguinha, a Susanita, que quer casar de qualquer jeito, o Manolito que é materialista ferrenho, outros como os sonhadores Felipe e Miguelito… enquanto Mafalda estava ali para contestar tudo que lhe era imposto: até a sopa que sua mãe a obrigava a tomar e ela odiava. Ah, ela amava os Beatles e queria ser “alguém na vida”, fazendo um curso universitário.
O Quino, seu criador, serviu um ano no serviço militar obrigatório, o que lhe deu muita angústia e mais uma força para se expressar a favor da liberdade. A partir de 54 começa a publicar quadrinhos de humor, e só em 64 cria a Mafalda e todo seu universo. Em 1970 um dos livros da personagem é censurado, e uma faixa negra dizia que o livro era permitido apenas para adultos. Em 1973, Quino anuncia que não irá mais publicar tiras inéditas da personagem, porque já achava que ela tinha cumprido seu papel. Mafalda foi traduzida para muitas línguas e encanta todo o mundo até hoje".

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Paragem lectiva

Quino
Vá lá, vá lá!!... mas nada de exageros!...

FM

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008



AGORA QUE ESTAMOS A ENTRAR EM FÉRIAS É TEMPO DE DESEJAR...




...FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO!






Gonçalo

p.s.: está a nevar no blogue.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Motocross


O motocross é uma modalidade desportiva, practicada sobre as motos de Enduro, são várias as categorias do Motocross: Arenacross, Trial, Enduro e Supercross e Arena cross. Na motocross as pilotas sujeitam-se a circuitos de fora-estrada.


Existem diversas motos fabricadas exclusivas para as compectições de MotoCross, possuem geométria e suspensões espaciais para resistir às imperfeicções do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tracção das motos nos terrenos molhados. Os motores podem variar de 2T e 4T, os motores 2T foram muito utilizados á algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alta potência em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projectados para oferecer a máxima potencia possível que ele pode oferecer, possuem grande potencia em média e alta rotação.


As Competições de MotoCross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar até 1,5 Km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, yupis e curvas. No Supercross a distancia dos saltos é muito, mas muito maior que as de pista de MotoCross. São motas de duas rodas.
Manel

Máquina descaroçadora de algodão

Eli Whitney nasceu em Westboro, Massachusetts, Estados Unidos no dia 8 de Dezembro de 1765 e morreu em New Haven, Connectticut, Estados Unidos no dia 8 de Janeiro de 1825.


Por volta de 1793 Whitney iniciou o estudo para a elaboração da máquina de descaroçar algodão.



Catherine convidou Whitney para a acompanhar na sua plantação de algodão e estudar direito. O que impedia a plantação de aumentar a sua produção era o facto da limpeza do algodão fosse feita manualmente e levava várias horas a ser realizada.


Whitney pensou, se criasse uma máquina que fizesse todo esse trabalho de uma maneira mais rápida, ganharia muito dinheiro. Então Whitney começou a analizar o trabalho manual desempenhado para limpar o algodão e em poucos dias ele elabourou um esboço de um equipamento.


A máquina consistia numa espécie de peneira com um tambor que girava muito próximo dela, fazendo o "papel" dos dedos a puxar o fio. Na superfície do cilindro existiam ganchos que capturavam o fio a partir da semente e uma escova rotativa puxava-os. A máquina conseguia fazer apenas numa hora o que vários trabalhadores conseguiam fazer num dia inteiro.


Devido há impaciência dos plantadores locais de implantar a máquina em suas produções, esta foi copiada e pirateada graças à facilidade com que podeia ser construída.
Daniela

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Anterozoide




É conhecido o poder crítico dos "cartoons".


Já procurei aqui dar algum destaque a essa arte.


Há já algum tempo que ando para vos chamar a atenção para um autor particular: o "Antero".


Como professor que é tem valorizado as questões ligadas à vida das escolas e dos professores. Nestes ultimos meses, ganhou uma notoriedade importante neste mundo dos blogues, com o acompanhamento regular das peripécias que tem atravessado o mundo da escola portuguesa.


Os seus desenhos críticos têm, por isso, corrido a "netlândia" e sido fotocopiados e afixados, reproduzidos e divulgados.


Ficam dois exemplos e um convite à visita, claro!




quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manoel de Oliveira faz 100 anos


Manoel de Oliveira faz hoje, dia 11 de Dezembro, 100 anos.

O mais velho cineasta activo no mundo recebeu homenagens do Primeiro-Ministro e do Presidente da República, sendo que este o vai condecorar no próximo sábado com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique."Estou convencido que todos me acompanham nesta homenagem que é prestada a um grande homem do cinema português e da cultura portuguesa", afirma Cavaco Silva na mensagem.

Biografia

Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908. É um cineasta português, que actualmente é o realizador activo mais idoso do mundo.

Manoel de Oliveira é originário de uma família da média-alta burguesia, com antepassados fidalgos, facto que muito influenciaria as temáticas da sua futura obra cinematográfica. O seu pai, Francisco José de Oliveira, foi o primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal. Na juventude dedicou-se ao atletismo e, mais tarde, ao automobilismo e à vida boémia.

O seu primeiro filme (curta-metragem) foi Douro, faina fluvial (1931), um documentário sobre a actividade fluvial na Ribeira do Douro.
Adquiriu entretanto formação técnica nos estúdios alemães da Kodak, e mantendo o gosto pela representação, participou como actor (Carlos) no primeiro filme realmente português A Canção de Lisboa (1933) de Cottinelli Telmo.

A sua primeira longa-metragem foi Aniki-Bobó (1942) um dos melhores e mais conhecidos filmes de Manoel de Oliveira, mas na altura foi um fracasso comercial.

Desde então já realizou cerca de 40 filmes, como por exemplo Acto de Primavera (1963), o pão (1966), Amor de Perdição (filme) (1979), Os canibais (1988), O Convento (1995) e Cristóvão Columbo - O enigma (2007)

Manoel de Oliveira insiste em dizer que só cria filmes pelo gozo de os fazer, independentemente da reacção dos críticos. Apesar das múltiplas condecorações em festivais tais como o Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Montreal e outros bem conhecidos, leva uma vida retirada e longe das luzes da ribalta.

Gonçalo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

60 anos depois...


Aí estão os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos!

Foi aprovada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 10 de Dezembro. O corpo dos seus 30 artigos pode ser consultado aqui:

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=13937

A sua elaboração aconteceu no rescaldo da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto (1939-1945), num momento em que o mundo se reorganizava e criava instrumentos mais sólidos para tentar garantir uma paz duradora no mundo. A ONU é criada nesse ano de 1945 e três anos depois tornava-se possível - num quadro difícil de "guerra fria" entre o mundo capitalista e o mundo comunista -a assinatura de uma Declaração que constituia um sólido compromisso de concretização de mais de 60 direitos humanos, a partir daí, considerados "universais".
Tendo como inspiradora a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), que traduziu os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa, as disposições da Declaração constituiem-se como uma expressão vigorosa de resistência contra as mais variadas formas de opressões e tiranias: económicas, sociais, raciais, políticas, sexuais, culturais, religiosas...

Para alargamento de pesquisas sobre o conteúdo e importância da mesma deixo como sugestões:

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=16473

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=17044

Com a colaboração de professores ligados a Bibliotecas Escolares, que produziram as legendas, espreitem também este trabalho em vídeo, que acho deveras interessante:

http://dotsub.com/view/2e41df96-e58b-425b-9564-969d972ed22d

Spinning Jenny

Por volta de 1760 Thomas Higgs iniciou o estudo de modo a ser um facto a fiação mecânica, e em 1770 Hargreeves regista a patente da Spinning Jenny, verdadeira revolução na indústria têxtil, que de início comportava 6 ou 8 fusos.


fig. 2 (Spinning Jenny)
Como se pode ver na fig. 2, um número reduzido de fusos verticais 1 dispostos numa fila são movidos por uma manivela que acciona a roda de grande diâmetro 2, a qual, por meio de uma corda, arrasta o tambor 3 que faz girar os fusos por meio de cordões.
As mechas procedentes das bobinas 4 passam através de uma prensa horizontal 5, submetida a um movimento alternativo, desde a peça /strong> até às pontas dos fusos.
Ao transladar-se a prensa (fechada) da direita para a esquerda entrega-se a quantidade de fio já torcido que vai ser enrolado no fuso. Para isso os fios baixam até ao sítio de enrolamento no fuso, com o auxílio de um arame 6 (arame guia-fios), e o troço de fio é enrolado. Após esta operação, o arame guia-fios volta à posição superior e a prensa (aberta) recua, fornecendo para torção um novo troço de mecha. A Spinning Jenny só produzia fios grossos, mas com a torção desejada.

A Mule Jenny
O verdadeiro criador da máquina intermitente de fiar foi Samuel Crompton, que em 1775 inventou a célebre Mule Jenny. A Mule Jenny tem já todas as características de uma Selfactina actual: os fusos encontram-se situados na parte móvel da máquina (carro ou carruagem) e a alimentação faz-se por meio de cilindros de alimentação. A Fig.2 representa a Mule Jenny accionada manualmente.


fig. 2 (Mule Jenny)
Os fusos situados no carro são inclinados em relação aos cilindros de alimentação, da mesma maneira que, mais tarde, aparecem nas Selfactinas. O comando dos fusos vê-se perfeitamente na figura.
Um operário fazia girar o volante 2 e o fiandeiro movia o carro no seu percurso alternado e guiava à mão o arame guia-fios durante a entrada do carro (enrolamento do fio). Com o evoluir da revolução industrial estas máquinas começaram a ser movidas por força motriz e, com mais alguns desenvolvimentos na Mule Jenny, chegamos finalmente à Selfactina.
Ana

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estradas de macadame

John Loudon McAdam - Foi um engenheiro e construtor de estradas escocês. Inventou um novo processo para construção de estradas, que possibilitou uma maior duração das estradas e maior facilidade de transporte terrestre, a macadamização.

Em 1804 mudou-se para Bristol na Inglaterra e tornou-se fiscal de obras da Bristol Corporation. Nos seus dois tratados escritos em 1816 e 1819 (Remarks on the Present System of Road-Making e Practical Essay on the Scientific Repair and Preservation of Roads), McAdam argumenta que as estradas precisavam de ser elevadas do solo envolvente e construídas a partir de várias camadas de rochas e cascalho de uma forma sistemática.

McAdam foi também nomeado fiscal da Bristol Turnpike Trust em 1816 , onde decidiu refazer as estradas sob o seu cuidado com pedra britada vinculada com cascalho sobre uma base firme de grandes pedras. Um inclinação, tornando a estrada ligeiramente convexa, assegurava que a chuva fosse rapidamente drenada para fora da estrada, em vez de penetrar e danificar os fundamentos da estrada (ainda hoje se faz essa inclinação, mas com asfalto). Este método, foi o maior avanço na construção de estradas desde a época romana, e ficou conhecido como macadame.

A estrada de macadame espalhou-se rapidamente por todo o mundo. A primeira estrada de macadame nos EUA, a National Road, ficou completa em 1830 e as principais estradas da Europa estavam macadamizadas até finais do século XIX.

Esta construção de estradas, serviu então para uma maior facilidade e segurança do transporte terrestre e para a rápida comunicação entre várias localidades, sendo fundamental para a Revolução Industrial, durante o século XIX.










Construção da primeira estrada de macadame nos EUA (1823) de Carl Rakeman


Gonçalo

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Máquina a vapor

James Watt - Engenheiro, mecânico e inventor escocês nascido em Greenock, foi o inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial.

Aos 19 anos foi para Londres para ser aprendiz de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow sem conseguir o certificado do curso. Porém foi escolhido e contratado para aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow , onde conheceu Joseph Black.


Foi então destacado para recriar a máquina a vapor de Newcomen, então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador. Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor.




Conclusão: Obteve a primeira patente da invenção em 1769. Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor já em 1775, revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a revolução industrial.



Curiosidades: Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um joule por segundo.



Manel


Water Frame




Em 1767, Richard Arkwright, um cabeleireiro de poucas posses, decidiu contratar John Kay para lhe construir um aparelho de fiação destinada à indústria têxtil.

A máquina de Arkwright envolveu 3 conjuntos de cilindros emparelhados com velocidades diferentes. Enquanto os cilindros produziam os fios com a espessura correcta, um conjunto de fusos torciam as fibras firmemente, produzindo um linho muito mais forte do que qualquer outra máquina da época, tecendo 128 fios de cada vez e não necessitando de mão-de-obra especializada.

Arkwright tentou utilizar a força dos cavalos para por a máquina a funcionar, porém, foi impossivel. Optou então, em 1769, trabalhar com a força da água, ´daí deriva o nome Water Frame.

Juntamente com sócios, construiu uma fábrica têxtil nas margens do rio Derwent, na regiao de Derbyshire, um rio que nunca gelava e que iria por os aparelhos de fiação a trabalhar. Richard Arkwright construiu casas à volta da fábrica para albergar os 1900 trabalhadores que viria a ter.

A Water Frame levou aosucesso do sistema de produção em massa, marca da Revolução Industrial.


Arkwright's machine involved three sets of paired rollers that turned at different speeds. While these rollers produced yarn of the correct thickness, a set of spindles twisted the fibres firmly together.













Richard's industry



Marta

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Abolição da escravatura em Portugal

Portugal foi dos primeiros países a abolir a escravatura.

Decorria o reinado de D.José I, quando, em 12 de Fevereiro de 1761, a escravatura foi abolida por Marquês de Pombal na Metrópole e na Índia.

Contudo, só pelo Decreto de 1854, os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado e mais tarde os da Igreja pelo Decreto de 1856.

E, com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se a abolição da escravatura em todo o Império Português, até ao termo definitivo de 1878.

"Fica abolido o estado de escravidão em todos os territórios da monarquia portuguesa, desde o dia da publicação do presente decreto.

Todos os indivíduos dos dois sexos, sem excepção alguma, que no mencionado dia se acharem na condição de escravos, passarão à de libertos e gozarão de todos os direitos e ficarão sujeitos a todos o deveres concedidos e impostos aos libertos pelo decreto de 19 de Dezembro de 1854."

D. Luís, Diário do Governo, 27 de Fevereiro de 1869

Curiosidade: o comércio de escravos que se estabeleceu no Atlântico entre 1450 e 1900 contabilizou cerca de 11.313.000 indivíduos. Fonte: Wikipédia

Gonçalo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Projecto KEO




Estamos com os trabalhos para o KEO estabelecidos e agora "há que dar corda aos sapatos"!
http://www.keo.org/

Não se pretendem textos muito completos, redondos, burilados... Não esquecer o peso a dar à dimensão pessoal, ao testemunho, ao comentário... Serão todos eles no seu conjunto que vão compor o nosso trabalho colectivo... que vão deixar a nossa pegada... e, depois, há que não pensar nos 50 mil anitos que se seguirão... para fossilizar... no silêncio da cápsula... no mistério do espaço... no vazio estelar em que só as coordenadas cósmicas - tão estranhas, tão amplas... - contam (tirando o lixo espacial, de "factura humana", claro!...).
Será certamente emocionante a Quarta 17 de Dezembro!!