sábado, 22 de maio de 2010

O «Milagre Japonês»


Ao abordarmos o tema do ‘Milagre Japones’ temos primeiro de realçar que, o que aconteceu foi uma acelerada recuperação do pós-guerra . No final da 2ª guerra mundial o Japão estava completamente afectado, não só pelos estragos, mas tambem pela regressão económica e humilhação da derrota e ocupação americana.

Estes aspectos fizeram com que o Japão deixasse de ser um Estado militarista para se tornar numa democracia liberal, mantendo-se no entanto a importância e prestígio do imperador. Apesar disto, (em meados de 1951), o Japão foi apoiado economicamente pelos Estados Unidos sob o comando do general Mac Arthur, que coordenou o Plano Dodge (a partir de 1948), promoveu a democratização do país, modernizou a sociedade, impôs uma reforma agrária e ainda desmantelou as antigas indústrias bélicas.

Contudo os Japoneses souberam também criar as condições necessárias à sua prosperidade: um sistema político estável, uma intervenção inteligente e eficaz do Estado na regulação do investimento, na concessão de créditos, na protecção das empresas e do mercado nacional, um regime fiscal favorável, um elevado nível de educação fizeram com que a economia Japonesa começasse a crescer rapidamente.

Foi neste período que se constituiu a maior frota de petroleiros do mundo. Foram criadas novas empresas de indústria automóvel e electrónica, como exemplos, a Mitsubishi e a Sony, que revolucionaram os processos de fabrico, introduzindo a automação e a robotização. Fundaram-se ainda grandes complexos siderúrgicos e químicos.

Podemos então dizer que o ‘Milagre Japones’ se traduziu em dois «BOOMS»: o primeiro de 1955 a 1961:

- A produção industrial triplicou. Os investimentos do sector privado aumentaram 600% - Os sectores mais dinâmicos são os da indústria pesada e dos bens de consumo duradouros - O comércio externo expande-se com a duplicação das exportações e aumento das importações de matérias primas;

E o segundo de 1966 a 1971:

- A produção industrial duplicou e criaram-se 2,3 milhões de postos de trabalho. Desenvolveram-se novos sectores (automóvél, televisão a cores, aparelhos de circuito integrado…)

Este segundo «BOOM» fez do Japão a 3ª potência económica mundial nos anos 70. E posteriormente já nos anos 90 ocupa o lugar de 2ª potência económica mundial.

http://www.youtube.com/watch?v=rO98RKTDsg4 (peço desculpa mas devido ao facto de não ter conseguido postar o video deixo o link).

Fontes:
-wikipedia
-k2
-scribd
-espaçoacademico
-Video: youtube
-Imagem: blogspot
Manel

15 comentários:

  1. Bem Manuel! Estão as fontes, claro, mas com intervenção tua na linguagem e na selecção. Fiz um corte (é uma novidade na relação com os vossos posts) para veres e rectificares. FM

    ResponderEliminar
  2. alguem sabe onde se existe (aqui) o plano de doge?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mando esta msg para dizer k n sei. lamento <3

      Eliminar
  3. Um bom texto mais procure se aprofundar mais no conteudo

    ResponderEliminar