domingo, 14 de março de 2010

O projecto Sputnik

Sputnick foi a primeira serie de satélites soviéticos lançados para estudar as capacidades de lançamento para o espaço, pequenos meteoritos e as propriedades da superfície terrestre com vista à preparação do primeiro voo espacial tripulado.


Foi lançado pela União Soviética a 4 de Outubro de 1957, e foi o primeiro satélite artificial a ser lançado para o espaço.

O programa Sputnick
ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de órbita do satélite.

O sucesso e o pioneirismo do lançamento do satélite Sputnik fizeram com que a União Soviética prosseguissem com o seu programa através de novos lançamentos.

O Sputnik II foi lançado ao espaço em 3 de Novembro de 1957, enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika. Dados biológicos do animal foram monitorizados durante uma semana. Sobre como a cadela teria morrido, segundo a versão da época teria sido numa semana por falta de oxigénio, conforme comunicado pelo Governo Soviético. Anos mais tarde os cientistas revelaram que ela morreu poucas horas depois do lançamento, em pânico, devido ao super-aquecimento da cabine.

O Sputnik IV (também chamado Korabl-Sputnik-1) foi lançado a 15 de Maio de 1960. Representou um passo importante na preparação da URSS para colocar um homem no espaço. A cabine continha um manequim humano em tamanho natural. Uma falha nos retrofoguetes impediu a reentrada da nave de forma controlada na atmosfera terrestre.

Finalmente, o Sputnik V (também chamada Korabl-Sputnik-2), a última missão Sputnik, foi lançada ao espaço em 19 de Agosto de 1960 com os cachorros Belka e Strelka, quarenta camundongos, dois ratos e diversas plantas. A nave espacial retornou a Terra no dia seguinte e, diferentemente do que aconteceu com a cadela Kudriavka, todos os animais foram recolhidos a salvo. A missão testou a possibilidade de enviar seres vivos ao espaço e retorná-los com vida. Foi estudada a adaptação posterior dos animais à ausência de gravidade.

O missão Sputnik I, junto com o vôo de Yuri Gagarin no Vostok I, teve um impacto profundo na história da exploração espacial, foram os eventos que desafiaram os EUA e foram a “gota d'água” para o lançamento do programa espacial dos EUA objectivando alcance da Lua.

O Sputnik tornou-se uma lenda e um marco da exploração espacial. O Sputnik provou duas coisas importantes. Em primeiro lugar que era possível colocar em órbita um artefacto humano, e em segundo lugar, e mais importante, que era possível colocar seres vivos no espaço, inclusive humanos.

FRANCISCO
FONTES: wikipédia

1 comentário:

  1. Bem!Talvez pudesses ter complementado com material vídeo, mas ficou muito de essencial. FM

    ResponderEliminar