sexta-feira, 12 de março de 2010

Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar a Lua

Neil Armstrong é um ex-astronauta que nasceu a 5 de Agosto de 1930 em Ohio, nos Estados Unidos da América.


Com apenas quinze anos de idade, Armstrong iniciou-se nas lições de voo. Como era uma paixão dispendiosa, começou a trabalhar em vários empregos, quer na cidade quer no próprio aeroporto. Um ano mais tarde, conseguiu ter a licença para pilotar aviões.

Em 1947, com dezassete anos, Neil Armstrong terminou o ensino secundário e, por ser bom aluno, obteve uma bolsa de estudo da Marinha dos Estados Unidos. Ingressou na Universidade de Purdue, onde começou os estudos de engenharia aeronáutica.

Já formado, entrou para a NASA, onde começaram as verdadeiras aventuras de Armstrong. A 16 de Março de 1966 fez a sua primeira missão espacial como piloto de comando a bordo da "Gemini 8", ao lado de David Scott. O objectivo dessa missão foi o de, pela primeira vez, acoplar a nave a outra que já se encontrava em órbita. A capacidade de Armstrong enquanto piloto de comando foi demonstrada quando ele conseguiu fazer a "Gemini 8" levantar da nave onde se encontrava. A missão acabou numa aterragem de emergência feita em pleno Oceano Pacífico.

O ano de 1969 foi o melhor da carreira de Neil Alden Armstrong: a 16 de Julho, juntamente com os pilotos Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin (imagem), começou a sua primeira viagem à Lua. Mais uma vez, como comandante da "Apollo XI", Neil pilotou o módulo lunar e, quatro dias mais tarde, a 20 de Julho de 1969, tornou-se o primeiro homem a pisar solo lunar. Foi nessa altura que fez a sua conhecida afirmação: "Este é um pequeno passo para um homem mas um salto gigante para a Humanidade".

O acontecimento transmitido pela televisão foi assistido por um bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. Durante duas horas, 31 minutos e 40 segundos, os dois astronautas, Neil e Edwin, percorreram a superfície lunar e recolheram 21,7 quilos de pedras e de amostras de solo. Deixaram no satélite uma bandeira americana e uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em Julho de 1969 d.C.". A placa tinha a assinatura dos astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
Depois de anunciar que não mais iria ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1971 e tornou-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati.

Em 1999 recebeu o prémio Space Flight Award da Sociedade Americana de Astronautica (American Astronautical Society, AAS).

Nos dias de hoje, com 80 anos, Neil Armstrong leva uma vida discreta, aparecendo somente em solenidades do governo americano relativas a tecnologia espacial e em palestras sobre o passado e o futuro da conquista do espaço.


Fontes:
Diciopédia
Wikipédia

Marta

12 comentários: