A corrente fauvista, nascida em 1905, caracterizava-se pela criação desligada dos sentimentos, seguindo os impulsos do instinto, pelo recurso a formas simplificadas, à mancha cromática, cores planas e tons puros fortemente contrastados, sugerindo a idéia de bidimensionalidade.
Derain, mais tarde, ganhou interesse pela pintura cubista, visto que passou a utilizar tons mais quentes e suaves, chegando mesmo a abandonar a pintura fauvista pela cubista.
Nomes das obras:
1- Harlequin and Pierrot, c.1924
7- Vue de Collioure, 1905
9- Composition classique, 1907
11- Roses au picket bleu, 1920
12- The big ben
14- Le Tournant
Nota: peço desculpa pela falta de informação relativamente ao nome e data das obras deste pintor mas não consegui encontrar mais informação
Fontes:
Carolina
Chegámos ao 200º post :) Carolina
ResponderEliminarÓptimo! Só um senão: procurar sempre colocar o nome dos quadros seleccionados e o ano de criação. Isso ajuda muito a compreender a evolução do pintor e a estabelecer ligações entre correntes, etc..
ResponderEliminarO post 2oo! Quem diria! Já vai sendo obra! E já repararam no contador? Continuamos com um número médio de visitas bem acima do que era previsível!!
ResponderEliminarFM ( o comentário anterior tb é meu; esqueci o nome)
Muito legal, gostei!
ResponderEliminarGostei do texto, objetivo e claro.
ResponderEliminarSinceramente, prefiro textos mais curtos como esse que me fazem compreender o assunto mais rápido, em vez de um texto longo e cansativo. Obrigada! Me ajudou bastante.
ResponderEliminarnao gostei muito deste blog devido a falta de informação e tambem pelos textos ser demasiado longos para as comprrenção de todos e para além disso não ajudou-me nada.
ResponderEliminarIsso me ajudou à fazer meu dever de última hora!��
ResponderEliminar