segunda-feira, 20 de abril de 2009

World Press Cartoon - Sintra 2009




Em 2008:
O cartonista alemão Rainer Ehrt foi o grande vencedor da quarta edição do World Press Cartoon. O desenho intitulado “Tower of Brussels”, que também recebeu o primeiro prémio na categoria de Cartoon Editorial, representa uma torre de Babel com políticos da União Europeia.

Em 2009:

O júri da 5ª edição dos prémios World Press Cartoon reuniu em Sintra nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro. As obras premiadas vêm este ano do Brasil, Espanha, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Portugal e Sérvia. Os vencedores dos 9 prémios nas três categorias a concurso e o Grand Prix serão revelados no próximo dia 17 de Abril, em cerimónia que terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.(www.cmsintra.pt/images/Bank/1204_63373510938...)


Transcrevo a notícia da Agência Lusa sobre o vencedor da edição 2009 deste prestigiado prémio internacional (in: http://aeiou.expresso.pt/imprensa-mexicano-rogelio-naranjo-vence-world-press-cartoon-2009-andre-carrilho-premiado-em-caricatura=f509565).


Podem ver também o site da organização: http://www.worldpresscartoon.com/

Lisboa, 17 Abr (Lusa) - O artista mexicano Rogelio Naranjo venceu o grande prémio do World Press Cartoon (WPC) 2009, numa edição que distinguiu ainda André Carrilho na área da caricatura, foi hoje anunciado em Sintra.

Publicado em Setembro de 2008 no jornal El Universal, o cartoon "In the same ship" valeu ao veterano cartoonista mexicano, de 72 anos, o grande prémio da quinta edição do World Press Cartoon, no valor de 20 mil euros.

O cartoon apresenta o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, tal como aparece nas notas de dólar, a afundar-se num barco juntamente com um esqueleto, que representa a morte.


FM

1 comentário:

  1. Parabens pelo blog turma D! Eu acho interessante fazer um blog de turma a poderem retratar o passado! Estão de Parabéns!
    Eu também sou aluna do 10ºano da escola Dom Fernando II em Sintra e a minha turma também tem um blog, onde semanalmente podemos informações! Visitem e deixem comentários! Eis o endereço: decimo-a.blogspot.com
    Boa Sorte para o futuro!

    ResponderEliminar