sexta-feira, 14 de novembro de 2008


CASA DO PAÇO DA FIGUEIRA DA FOZ
Imóvel de Interesse Público, Decreto 47508, de 24 de Janeiro de 1967

Edifício construído no século XVII, por ordem de D. João de Melo, Bispo das Dioceses de Coimbra, Elvas e Viseu. Trata-se de um curioso espaço arquitectónico com especial destaque para a fachada e torre com cúpula viradas para o rio.
O seu interior apresenta uma excelente colecção de azulejos de Delft, datados do final do séc. XVII, conjunto que reveste grande parte das paredes de quatro salas. Estes azulejos representam paisagens, motivos religiosos e cenas de cavaleiros.
" É o mais vasto e variado repositório de azulejos estrangeiros existentes em Portugal e diga-se desde já o mais extraordinário, no seu género, em todo o mundo", como afirma Santos Simões, in "A Casa do Paço da Figueira da Foz e seus azulejos"

António Sanchez

2 comentários:

  1. Também gosto.É uma foto já muito antiga (reparem nas árvores à frente: pequeninas; ficaram velhas; foram arrancadas há vários anos já...Anos 20?). Onde hoje se entra para o Banco foi durante muitos anos uma importante loja de ferragens e artigos de pesca... Quase em frente existia a zona de descarga e comércio da sardinha...

    ResponderEliminar