terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nicolau II - o último czar da Rússia



Nicolau II foi o último monarca russo da dinastia Romanov.

Praticava uma política absolutista e por vezes cruel, o que leva muitos historiadores a considerá-lo um monarca a quem faltava sentido político.

O povo Russo encontrava-se bastante descontente devido à Grande Guerra Mundial e á desigualdades sociais. A classe operária estava fortemente influenciada pelas ideias comunistas e faziam inúmeras greves incontroláveis.

Em Fevereiro de 1917 dá-se a Revolução Russa e a 3 de Março, desse mesmo ano, o Rei Nicolau II abdica do trono. Em 1918, juntamente com a mulher Alexandra e os filhos, foi assassinado pelos Bolcheviques.

Durante muitos anos circularam lendas que evocavam a sobrevivência de alguns membros da família real. Só na década de 90 é que os cientistas, através de análises ao ADN, provaram que ninguém tinha sobrevivido.

Em 2000, depois de muitos debates, a família Romanov foi canonizada, pela instituição Ortodoxa dentro da Rússia, como “Portadores da Paixão” , ou seja, pessoas que enfrentaram a morte com humildade Cristã.


Fonte:
Diciopédia
http://romanov.blogs.sapo.pt/5108.html
Marta Lopes

1 comentário:

  1. Óptimo! Vejo que não ficaste parada depois da questão sobre os Romanov. Muito contente pela qualidade do trabalho! FM

    ResponderEliminar