segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Coco Chanel

Como na aula de História falámos sobre os anos 20, decidi fazer um post sobre uma importante estilista francesa que tinha uma mentalidade muito evoluida para a altura: Coco Chanel.


Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883, em França e foi uma mulher que, sem outras armas para além dos seus desenhos, revolucionou os guarda-roupas dos anos 20.
Elegante e distinta, filha de camponeses, Coco Chanel, em 1913, abriu a sua primeira casa de costura em Deauville e uma segunda em Paris em 1924.

Contra os antigos modelos, impôs uma nova silhueta, a garçon, de linhas rectas e planas, utilizando tweeds, jerseys de gola alta, malhas e as cores azul-marinho e branco, inspiradas em uniformes marinheiros.

Chanel lutou ainda para que a mulher não fosse reduzida a um simples manequim: «Se uma mulher quer ser elegante, que trabalhe. Assim, a sua beleza será mais real», «És elegante porque és elegante, independentemente de usares um vestido novo.».

Em 1921 teve uma das saus melhores ideias: criar um prefume com o nome de Chanel nº5 que viria a tornar-se um sucesso.

Coco Chanel faleceu em 1971 com o estatuto de uma das mais influentes criadoras de moda de sempre em todo o mundo, graças á opcção por um estilo simples mas, com classe.

Fontes:
Diciopédia
Século XX - Público

Marta

2 comentários:

  1. Boa ideia! Fica talvez por agarrar melhor o período que estudámos (anos 10-20-30)e o modo como ela é um dos símbolos concretos da "nova mulher". FM

    ResponderEliminar
  2. Qual a altura de Chanel?

    ResponderEliminar