terça-feira, 6 de outubro de 2009

The american way of life

No seguimento da matéria leccionada nas últimas aulas, decidi fazer este post sobre um tema que me agradou particularmente.


Por volta de 1923, os Estados Unidos começaram a experienciar um período de grande prosperidade e desenvolvimento, também conhecido como os loucos anos 20, ou os anos felizes, suportado pela grande expansão do capitalismo, pelo enorme aumento da produção industrial (mais de metade, chegando a 64 %), pelo alargamento dos mercados aliados aos elementos de crédito necessários e á publicidade, pelo consumo e produção de massa, grande poder de compra, os novos métodos de racionalização do trabalho, entre outros.


Com todos esta expansão económica foi possível promover a investigação de modo a criar novas invenções que pudessem melhorar a qualidade de vida dos americanos. Assim, com o recurso ao crédito sustentado pela expansão do capitalismo, os americanos compravam tudo o que considerassem que lhes era essencial para manter um nível de vida mais elevado. Dizia-se também na altura que "consumir era um acto de patriotismo pois ajudava os EUA a crescer ainda mais".




Surgiram assim inúmeras inovações a vários níveis como por exemplo: o automóvel, dando um maior destaque ao modelo Ford T ; vários electrodomésticos como o fogão e o aspirador ; o cinema, e a importância de Hollywood, destacando figuras como Charlie Chaplin e Rodolfo Valentino ; a música, essencialmente o jazz; a moda e grandes estilistas.




Criava-se assim uma ligação mútua entre estes aspectos sociais e culturais da vida urbana e o progresso económico financeiro, em que a prosperidade e crescimento de um implicava consequentemente a promoção do outro.


É importante também destacar a figura da mulher que nesta época lutava por uma posição na sociedade, bem como por mais liberdade, ficando este período conhecido pelo da emancipação da mulher.


Este vídeo retrata bem essa posição da mulher bem como o estilo de vida desta época, acompanhado de uma bela música de jazz :


Fontes utilizadas na pesquisa: http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/linh/temp/crise29.htm
http://histoblogsu.blogspot.com/2009/07/america-nos-anos-20-e-30.html
http://www.youtube.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flashdance
Manual de História Cadernos de História B4, páginas 18 e 19, Porto Editora


Carolina

4 comentários:

  1. Óptimo! Bom texto, boa ideia, qualidade! Adorei o filme (e a música, claro)!Vamos poder usá-lo para a Crise de 29, tb. FM

    ResponderEliminar
  2. site mais podre esse tomara que todos vcs morram seus bando de podressssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Que isso jovem? Pra que toda essa exaltação? Senta aqui, vamos conversar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai chorar meu fi?!

      Eliminar